Nascimento de Chacrinha

Conheça mais sobre este ícone da comunicação brasileira em seu centenário

 

José Abelardo Barbosa de Medeiros, nascido em Surubim-PE, e mais conhecido como Chacrinha, foi um dos maiores comunicadores de rádio e televisão da história do Brasil. Entre as décadas de 50 e 80 liderava a audiência com seus programas de auditório. Hoje completaria 100 anos e esta é uma singela homenagem do dBlog a esse mestre da comunicação.

 

 

Na infância se mudou para Caruaru e Campina Grande. Aos 17 anos foi terminar os estudos em Recife, onde começou a cursar Medicina em 1936. Dois anos depois se mudou para o Rio de Janeiro, começando sua carreira no rádio em 1939. Em 1943 ganhou o apelido de Chacrinha, por conta de seu programa Rei Momo na Chacrinha. Ainda no rádio foi responsável por lançar vários cantores e paradas musicais.

 

Seu sucesso com os ouvintes fez com que fosse contratado pela TV Tupi (saiba mais aqui) em 1956 para apresentar o programa Rancho Alegre. Na mesma emissora começou a Discoteca do Chacrinha. Em 1967 foi para a Rede Globo e iniciou seu programa Buzina do Chacrinha, famoso show de calouros. Nos anos seguintes retornou a TV Tupi e também passou pela TV Bandeirantes. Em 1982 voltou definitivamente para a Globo, na qual ocorreu a fusão entre seus programas no líder de audiência Cassino do Chacrinha.

 

Chacrinha sempre foi responsável por revelar vários talentos da nossa música. Na foto acima, uma jovem Elba Ramalho

 

Entre 1987 e 1988 foi acometido por um câncer de pulmão que fazia com que a emissora o substituísse constantemente nas gravações. Em seu aniversário de 70 anos recebeu a homenagem presidencial do Presidente José Sarney. Em junho de 1988 faleceu em decorrência de um infarto e insuficiência respiratória. Chacrinha marcou a comunicação brasileira ao lançar grandes artistas do país. Também ficou conhecido por seus vários bordões, por suas vestimentas exóticas e pela forma que conduzia a plateia.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •