Nascimento de Jesse Owens

Conheça mais sobre um dos maiores atletas de todos os tempos

 

James Cleveland Owens, mais conhecido como Jesse Owens, ficou famoso mundialmente por se destacar nas Olimpíadas de 1936. Nascido no dia 12 de setembro de 1913, o atleta americano se tornou um símbolo na luta contra o racismo e o nazismo. Nos Jogos Olímpicos de Berlim, Owens, um competidor negro, venceu quatro medalhas de ouro diante de Adolf Hitler (saiba mais aqui) e de outros líderes nazistas. O ato do norte-americano foi um duro golpe político e social no regime alemão da época, visto que havia a defesa da supremacia branca.

 

Jesse Owens bateu vários recordes mundiais

 

Natural do estado do Alabama, era o sétimo filho de 10 irmãos. Aos 9 anos se mudou com a família para Cleveland, no norte do país, fugindo das poucas oportunidades e o preconceito extremado no sul dos Estados Unidos. Ainda antes das Olimpíadas de 1936 Owens já se destacava no atletismo. No ano anterior ele havia conquistado cinco recordes mundiais no mesmo dia (!)

 

Quando chegaram os Jogos Olímpicos de Berlim, os alemães demonstraram uma grande organização e levaram a maior delegação para a competição. Além disso, a Alemanha foi o líder do quadro de medalhas, o que elevou ainda mais o ego de Hitler. No entanto, as conquistas de Owens eclipsaram a ideologia nazista. Vencedor do salto em distância, 100m, 200m e do revezamento 4×100, o atleta americano foi aclamado no Estádio Olímpico e recebeu o aceno do ditador alemão em um dos dias de disputa. Há boatos de que houve até uma fotografia dos dois atrás da tribuna de honra da arena.

 

Em meio as saudações nazistas o atleta americano conquistou 4 medalhas de ouro

 

Jesse Owens ficou conhecido por ser um atleta lendário, completo. Mas o que realmente o faz ser lembrado é ser o principal símbolo contra a ideologia da supremacia branca defendida por Hitler e os nazistas. Nas Olimpíadas de 1936 atletas asiáticos e judeus também ganharam medalhas, reforçando que a ideia do ditador alemão era completamente furada. É triste lembrar que no seu próprio país, Owens foi vítima da discriminação em muitas oportunidades. Inclusive, ao ganhar as quatro medalhas olímpicas para os Estados Unidos, o próprio Hitler o cumprimentou, mas o presidente americano Franklin Roosevelt o desprezou sumariamente.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •