Nascimento de Marco Polo

Conheça a história desta grande personalidade da Idade Média

 

Marco Polo é um dos personagens mais cercados de lendas e dúvidas na história. Não se sabe ao certo o que ele realmente realizou, por onde viajou, mas é certo que ele realmente visitou a China e outros países do Extremo Oriente. Nascido em 15 de setembro de 1254 (data provável) é considerado um dos maiores exploradores de todos os tempos.

 

Há um famoso seriado sobre as aventuras de Marco Polo

 

Natural de Veneza, na Itália, era filho de um grande mercador chamado Niccolò, que durante sua infância havia viajado para o extremo oeste da Ásia com seu tio, Matteo (ou Maffeo). Só conheceu o pai em 1269, quando o mesmo retornou da China. Desde muito jovem Marco se interessava pelas viagens. Então em 1271 partiu com os familiares em mais uma jornada para o Oriente.

 

Chegando na China, conheceu Kublai Khan, governante mongol (saiba mais aqui) de um grande território no extremo oeste asiático. O pai e o tio de Marco já conheciam o imperador chinês e trouxeram produtos para ele. Foram recebidos em Pequim e permaneceram nos domínios do Khan por quase 20 anos. O explorador e seus familiares ganharam postos burocráticos, obtendo a chance de visitar vários locais do Império, incluindo: Tibet, Birmânia (atual Myanmar), leste da China e diversos outros locais.

 

Kublai Khan, imperador mongol da China e fundador da dinastia Yuan

 

Em 1292, receberam autorização para irem embora. No trajeto de volta conheceram locais na Índia, Indonésia e Sri Lanka. Em 1295 concluíram a viagem de retorno até Veneza, voltando com diversas riquezas e histórias. Antes de 1300 participou de uma guerra entre Veneza e Gênova, sendo feito prisioneiro por 3 anos. Casou-se, teve três filhas e viveu o resto da sua vida como um mercador em Veneza. Faleceu em 1324. Há um mito ao redor da imagem de Marco Polo. Não se sabe até onde seus relatos são verdadeiros e como outros escritores se apropriaram das viagens dele. Mas é fato que o explorador italiano foi um homem a frente do seu tempo, um desbravador.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •