Nascimento de Margaret Thatcher

|Conheça mais sobre a vida desta grande política inglesa

 

Margaret Thatcher foi uma das mais importantes políticas do mundo no século 20. Nasceu em Grantham, na Inglaterra, em 13 de outubro de 1925. Filha de uma família de comerciantes, teve uma rígida educação religiosa. Em 1943 ganhou uma bolsa na Universidade de Oxford, onde se formou em química quatro anos depois. Nesse período começou a fazer parte de associações ligadas ao Partido Conservador.

 

Margaret Thatcher foi primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990

 

Em 1951 se candidatou pela primeira vez. Neste ano também se casou com um rico executivo da indústria de petróleo. Em 1953 concluiu sua especialização em advocacia e teve filhos gêmeos. Após 3 derrotas na tentativa de ser eleita para o Parlamento, conseguiu a vaga em 1959. Até 1970 foi uma parlamentar ativa e independente, muitas vezes batendo de frente com seus companheiros do Partido Conservador. Em 70 foi nomeada Secretária (Ministra) de Estado para Educação e Ciência. Ficou no cargo até 1974.

 

No ano seguinte seu partido foi derrotado nas eleições e Thatcher foi escolhida como nova líder dos conservadores. Entre 1975 e 1979 foi a líder da oposição. Sua fama e notoriedade crescia a cada momento, ganhando o apelido de “Dama de Ferro” pelos russos, devido a suas grandes críticas a União Soviética. Em 1979 Thatcher se tornou a primeira mulher a se tornar Primeira-Ministra britânica, após o seu partido ganhar a maioria no Parlamento.

 

 

Em seu governo passou por altos e baixos. Diminuiu a inflação e valorizou a moeda do Reino Unido, no entanto houve aumento da inflação e queda nas exportações. Também foi exitosa na Guerra das Malvinas, ao vencer os argentinos na disputa pelas ilhas situadas no sul da América do Sul. Foi predecessora na utilização de medidas neoliberais no âmbito econômico, mas sua postura autoritária e o grave aumento do desemprego fez com que sua imagem fosse se desgastando com o tempo. Em 1990 teve que renunciar ao cargo e a liderança do Partido Conservador. Ficou no Parlamento até 1992. No mesmo ano foi nomeada baronesa e se tornou membro da Câmara dos Lordes. Conviveu com vários derrames cerebrais e demência a partir dos anos 2000, vindo a falecer em 2013 aos 87 anos.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •