Nascimento de Ricardo Coração de Leão

Descubra como foi a vida deste importante personagem da Idade Média

 

8 de setembro de 1157 é a data de nascimento de um dos reis mais conhecidos e controversos da história. Ricardo I, também conhecido como Ricardo Coração de Leão, foi um monarca inglês que governou de 1189 a 1999. Era o terceiro filho de Henrique II e Leonor da Aquitânia. Na época, o governante da Inglaterra também tinha inúmeros territórios onde hoje é a França, por isso, Ricardo aprendeu pouquíssimo da língua inglesa e recebeu toda sua educação nos moldes franceses.

 

Estátua de Ricardo I em Londres

 

Foi criado pela mãe na Aquitânia, no sul da França. Em 1173 ele e Leonor lideraram uma revolta contra Henrique II, mas foram derrotados. Ricardo foi perdoado, porém, nunca teve uma boa relação com o pai. Se tornou herdeiro do trono em 1183, após a morte de um dos seus irmãos mais velhos. Em 1188 foi iniciado novamente um conflito contra seu pai, desta vez com o rei francês apoiando Ricardo. No ano seguinte conseguiu assumir o trono com a morte de Henrique.

 

Nunca permaneceu muito tempo na Inglaterra, pois desde o início do seu reinado organizou os preparativos para a Terceira Cruzada, em busca de reconquistar Jerusalém dos muçulmanos. Para conseguir montar a expedição aumentou impostos, esvaziou o tesouro inglês e fez alianças com a França e outros reinos europeus. No percurso até a Terra Santa ocupou a Sicília e a ilha de Chipre, conquistando-as. Por sua personalidade difícil chegou no Oriente Médio brigado com a maioria dos seus aliados. No entanto, conseguiu conquistar diversas cidades e vitórias contra os islâmicos, mesmo com seu exército em menor número. Em 1192 foi feito um acordo: os católicos poderiam visitar Jerusalém desde que desarmados e também poderiam ficar nos territórios recentemente conquistados.

 

O rei inglês foi um dos líderes da Terceira Cruzada

 

Na volta para casa foi feito prisioneiro pelos austríacos, com quem tinha feito desavenças. Foi libertado em 1194 após um pagamento que totalizava aproximadamente 2 anos das receitas do seu reino. Voltando a Inglaterra retomou territórios usurpados por seu irmão João e logo em seguida foi resolver outra desavença com o rei Filipe II da França, que pretendia dominar as terras inglesas no continente. Após 5 anos de disputas, Ricardo foi atingido por uma flecha enquanto estava desprotegido no campo de batalha, morrendo em decorrência dos ferimentos. O rei inglês ficou conhecido por sua bravura e devoção cristã, mas acabou por falir o Reino da Inglaterra, entregando-o a João I em severas dificuldades econômicas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •