Nascimento de Stanley Kubrick

Conheça mais sobre um dos maiores diretores da história do cinema

 

Nascido em Nova Iorque, no dia 26 de julho de 1928, Stanley Kubrick é considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos. Conhecido por seu perfeccionismo extremo e por pensar à frente do seu tempo, o diretor e roteirista deixou diversas obras-primas do cinema, mesmo tendo ganhado apenas um Oscar em toda a carreira.

 

Kubrick no início da carreira

 

Começou como fotógrafo na adolescência e com o passar dos anos passou a se interessar por cinema, iniciando como diretor de curtas-metragens em 1951, com pouco mais de 20 anos. Em 1953 dirigiu seu primeiro longa, chamado Fear and Desire (Medo e desejo). Nos próximos dois filmes ainda continuava próximo do amadorismo, até que uma grande oportunidade surgiu: comandar as filmagens de Glória Feita de Sangue, com a estrela Kirk Douglas (pai do ator Michael Douglas). O filme foi um grande sucesso e a partir deste momento Kubrick começava a ficar famoso no meio cinematográfico.

Nos anos 60 produziu e dirigiu 4 filmes de grande destaque, incluindo 2001- Uma Odisseia no Espaço, que rendeu seu único Oscar, o de Efeitos Especiais. A partir da década de 70, sua produção diminuiu. Entre 1970 e 1990 dirigiu apenas 4 filmes. Inclusive, o clássico de terror, o Iluminado (1980) não fez sucesso na época e Kubrick foi indicado a pior diretor no Framboesa de Ouro, o prêmio dos piores filmes do ano. Após 12 anos sem nenhum trabalho, o filme De Olhos Bem Fechados marcou o encerramento da carreira de Kubrick, que faleceu alguns dias antes da estreia da película.

 

 

Vale ressaltar que o diretor teve um trabalho não concluído, o filme Inteligência Artificial (o cineasta morreu durante as filmagens e foi substituído por Steven Spielberg). Ele também tinha o sonho de dirigir um longa sobre a vida de Napoleão Bonaparte, o que nunca ocorreu devido a negativa dos estúdios. Enfim, Kubrick marcou o cinema para sempre e os seus filmes que não foram recebidos bem pela crítica da época, acabaram por ser reconhecidos posteriormente e aclamados pelo público e por outros cineastas.

 

Filmografia de Stanley Kubrick

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •