Oxe, minha cidade é massa!

Conheça esse projeto formado por um grupo de jovens que querem mudar Recife pra melhor

 

 

Este artigo é mais uma estreia no dBlog, pois sempre temos que nos reinventar e tentar novas empreitadas. Além das nossas entrevistas sobre viagens e experiências de vida gostaríamos de tentar destacar projetos, associações, cooperativas e organizações que objetivam causar impacto social positivo nas suas comunidades e/ou cidades. O nome da nova seção é “Fazendo a Diferença”. Nosso escolhido para iniciar esse novo quadro foi o Oxe, minha cidade é massa!

O projeto iniciado em Recife no dia 1° de maio deste ano por 5 estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPE busca resgatar a relação de pertencimento dos cidadãos recifenses para com sua cidade. Além disto, segundo as próprias palavras deles: “entender as particularidades da cidade do Recife e arredores. Visando entender porque muitas vezes, mesmo Recife sendo tão massa, é tão difícil pra nós cidadãos enxergarmos isso”. Vamos deixar eles mesmos falarem…

 

 

Formado por Rebecca Dantas, Evandro Henriques, Larissa Garrido, Izabella Tavares e Adriano Rodrigo, o Oxe tem um grande leque de ações e participações em eventos. O grupo possui um canal no Youtube que veicula dicas de lugares interessantes para visitar em Recife, além de mostrar atividades que visam restaurar cartões postais da capital pernambucana (saiba mais aqui). Também foi feita uma playlist no Spotify com músicas típicas da cultura recifense.

Segundo Rebecca Dantas: “O projeto é antes de tudo uma realização profissional, é por acreditarmos que a evolução urbana se dá pela tomada de consciência do espaço em que se vive, que sentimos, a necessidade de resgatar nos cidadãos o que eles pode ter de melhor: a própria cidade”.

 

A equipe do Oxe é formada por 5 colegas do curso de Arquitetura e Urbanismo

 

O projeto participou da primeira edição do Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, ganhando uma menção honrosa da organização do evento. Também houve participação em uma barqueata em prol da limpeza do Rio Capibaribe, na pintura de faixas de pedestre e conscientização das pessoas no bairro da Jaqueira em parceria com outros grupos ativistas e no Dia Internacional do Turismo em parceria com a Prefeitura do Recife. O Oxe, minha cidade é massa! já colaborou e se inseriu em diversas outras ações desde sua fundação há 5 meses.

Conceitos como caminhabilidade, valorização do pedestre, do transporte público, o entendimento do papel da população como formadora de um novo estado de compreensão da cidade, o poder do verde e dos espaços públicos e o empoderamento dos rios e da relação antigo e novo são alguns dos pontos chaves na metodologia. Em contrapartida, esses conceitos são levados a um nível de compreensão do cidadão e, por isso, a importância das redes sociais.

 

Como surgiu a ideia do projeto

 

O “Oxe, minha cidade é massa!” surgiu de inquietações acerca do cenário urbano do Recife e pelo desejo de mudança do olhar para a cidade. Foi através de uma conversa que cinco amigos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo se uniram na busca de aproximar os cidadãos às potencialidade que temos. Assim, foi inaugurado o projeto e declarada “a temporada de amor ao Recife”. Por achar essa cidade tão ‘’massa’’, detentora de uma riqueza capaz de superar seus problemas, que decidiram abraçar essa causa como agentes ativadores do espaço.

 

Qual é o objetivo da ideia/ação

 

O projeto tem como principal objetivo promover interação e conexão entre os cidadãos e a cidade, através da valorização do Recife e do resgate do sentimento de pertencimento ao lugar.

“Temos a missão de mostrar para o recifense, e todos aqueles com interesse em conhecer a cidade, diversas formas de vivenciá-la de maneira íntegra, alcançando através das mídias sociais e de ações concretas, diversos públicos de um mesmo Recife”, disse Rebecca Dantas, uma das fundadoras do Oxe. Veja mais um exemplo de ação deles abaixo…

 

 

Quem participa da iniciativa/pode participar (equipe e público)

 

O projeto é formado por cinco estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPE (Adriano Rodrigo, Izabella Tavares, José Evandro Henriques, Larissa Garrido e Rebecca Dantas) que entendem a cidade como um organismo vivo, regido por suas relações cíclicas. Assim, para que o Oxe funcione de forma satisfatória, cada agente envolvido nesse ciclo precisa fazer sua parte. Pessoas de todas as idades e gêneros, cidadãos que se interessem pelo Recife e que demonstrem amor à ela, são convidados a repensarem o espaço em que vivem e a descobrirem, em seu dia a dia, os motivos da cidade ser “massa”, de modo a enxergarem a realidade de forma otimista e perspicaz.

A geração de expectativas acerca da cidade passou a gerar um retorno imediato dos recifenses, que passaram a compartilhar diariamente seus ‘’novos’’ pontos de vista da cidade. Isso confirmou a hipótese inicial do grupo de que o sentimento de bairrismo precisava ser resgatado. Somos nós, cidadãos, que fazemos a cidade.

 

Quais são os resultados já obtidos

 

Em menos de 3 meses de projeto, o vídeo de lançamento da equipe obteve um alcance de mais de 71.000 pessoas e 323 compartilhamentos. As páginas oficiais do Facebook, Instagram e Youtube já contabilizam juntas quase 4000 seguidores. Além disso, foi publicada uma matéria no Diário de Pernambuco sobre o projeto e o impacto foi tão grande que o grupo recebeu um destaque no jornal impresso como dica de rede social a ser seguida e acompanhada.

 

 

Quais os planos e objetivos para o futuro

 

O Projeto iniciou uma venda de camisas para arrecadar fundos. O valor do produto é de 30 reais e para adquiri-lo é só entrar em contato com as redes sociais do Oxe. Para os membros da equipe, há uma reinvenção da profissão do arquiteto e urbanista na atividade desempenhada por eles, com a consolidação de uma startup que objetiva fazer consultorias, cursos e palestras através da educação urbana.

 

Conheça melhor o Oxe

 

Página oficial do projeto no fb: https://m.facebook.com/oxeminhacidadeemassa/

Instagram: http://instagram.com/oxeminhacidadeemassa

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCCDv1d6DKaqz7XDqTEjZboQ

Playlist de brega recifense no Spotify:  open.spotify.com/user/oxeminhacidadeemassa/playlist/2ycU3y6cW19ip1gJqnXyn6?si=WPbE7wwo

 

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •