Primeira medalha de ouro brasileira em Olimpíadas

Conheça um dos mais importantes personagens brasileiros de todos os tempos nos esportes

 

Em 1920, quando o Brasil participou da sua primeira Olimpíada, não era esperado que ganhasse nenhuma medalha. O favoritismo dos países europeus, dos Estados Unidos e do Canadá era evidente. Os Jogos Olímpicos realizados na cidade de Antuérpia, na Bélgica, foram os primeiros a serem realizados após a Primeira Guerra Mundial.

Porém, a equipe de tiro brasileira não estava disposta a apenas ir competir. O grupo formado por integrantes das Forças Armadas e civis passou por diversas dificuldades para chegar no local que aconteceriam as provas. Desembarcaram em Portugal para não se atrasarem, tiveram seus materiais esportivos roubados na viagem até a cidade belga e sofreram com condições precárias na estadia e alimentação. A sorte dos brasileiros foi a ajuda norte-americana: os integrantes do time dos Estados Unidos doaram armas e munições para os brasileiros poderem competir.

Na disputa olímpica, a equipe do Brasil surpreendeu e faturou três medalhas, justamente na primeira vez que o país participava da competição. A primeira premiação veio na prova por equipes, com a conquista do bronze. Logo depois, Afrânio da Costa foi prata na pistola 50m. O melhor foi guardado para o dia seguinte, 3 de agosto, quando o primeiro-tenente Guilherme Paraense venceu a disputa na pistola rápida, obtendo o primeiro ouro brasileiro na história dos Jogos Olímpicos. Coincidentemente, o brasileiro derrotou um membro do time norte-americano.

 

Medalha de Ouro de Guilherme Paraense e logo das Olimpíadas de 1920

 

Na volta ao país, Guilherme Paraense foi recebido pelo Presidente da República, Epitácio Pessoa. Chegou a se tornar coronel e participou da Revolução de 1930. Também foi homenageado pelo exército após sua morte, que ocorreu em 1968. Mesmo sendo um dos mais importantes atletas brasileiros de todos os tempos, o primeiro vencedor olímpico brasileiro era praticamente desconhecido em seu próprio país.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •