Separação de Singapura da Malásia

Descubra mais sobre um dos países mais interessantes do mundo

 

Singapura (ou Cingapura) é um dos mais interessantes países do mundo. É uma cidade-estado formada por algumas ilhas e está localizada no sudeste asiático, com uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. Com aproximadamente 700 km², é um dos menores países do mundo, mas ao mesmo tempo é um dos mais densamente povoados. Desde a sua separação (e consequente independência) da Malásia, em 9 de agosto de 1965, o país se tornou um dos Estados mais ricos e desenvolvidos do mundo.

 

 

A povoação moderna do local foi fundada em 1819 pelos ingleses, para servir de entreposto comercial. Durante a Segunda Guerra foi tomada pelos japoneses, mas em apenas três anos retornou ao domínio britânico. A partir de 1955 eleições foram permitidas na ilha, mas apenas em 1963 Singapura se tornou independente do Reino Unido. No mesmo ano se uniu à Malásia, porém, dois anos depois a aliança foi desfeita e o país se tornou um Estado Unitário.

 

 

 

Os Tigres Asiáticos são quatro países asiáticos que obtiveram grande crescimento econômico a partir da década de 1970. Nestes países uma série de multinacionais se instalaram, incentivando a exportação de bens, ao mesmo tempo que os governos destes Estados investiram pesadamente em infraestrutura, educação e qualificação profissional. São considerados Tigres Asiáticos: Coreia do Sul, Honk Kong, Singapura e Taiwan.

 

 

É importante ressaltar a figura de Lee Kuan Yew, primeiro-ministro da ilha de 1959 a 1990. Durante seu governo o país passou a ser um Tigre Asiático e uma das melhores economias do planeta. No entanto, é importante ressaltar que o sistema legal singapuriano é extremamente rígido, com grande repressão de algumas liberdades individuais por parte da polícia e do governo central.

 

 

Hoje em dia, Singapura tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Ásia (0,925) e também uma das maiores rendas per capita do mundo. O sistema educacional também deve ser destacado, sendo considerado um dos melhores do mundo. A grande quantidade de investimento externo e as oportunidades de trabalho fizeram que o país se tornasse muito plural etnicamente. Além dos nascidos em Singapura, há uma grande quantidade de chineses, malaios e indianos vivendo na cidade-estado. As línguas mais faladas são o inglês e o mandarim.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •