Você fará pagamentos e transferências via WhatsApp!

Entenda os planos para tornar o aplicativo mais popular do mundo em uma alternativa aos serviços financeiros

 

Por José Carlos Branco

 

Muitos se questionam porque o Facebook, em 2014, comprou o WhatsApp pelo valor de US$ 22 bilhões (R$ 53 bilhões, na época) mesmo sem o aplicativo lucrar (diretamente). Pois bem, depois de anos traçando estratégias de monetização, o plano agora é transformá-lo em uma máquina de dinheiro, literalmente.

Segundo a “WABetaInfo”, uma nova atualização do WhatsApp permitirá que o usuário realize transações bancárias. Ainda pelo próprio site, o recurso já está sendo testado há algum tempo pela empresa, inclusive, já está funcionando na versão beta número 2.17.295 do app para Android. Na imagem vazada, a tela inicial do WhatsApp Payments (nome dado ao novo recurso) mostra que o serviço permite “transferência bancária para banco com UPI (interface unificada de pagamento)”, ou seja, será possível enviar e receber dinheiro através de conversas no próprio aplicativo de mensagens.

 

Fonte: WABetaInfo

 

Este recurso cairá como uma luva para as pessoas que precisem fazer micro pagamentos ou realizar transferências, além disso, deverá incluir os que não possuem cartão de crédito no mercado de consumo digital. A tendência é que nos próximos anos você possa procurar um serviço, contratá-lo, pagar por ele e recomendá-lo sem nem sair do WhatsApp. Hoje, no Brasil, você precisaria do Google para procurar, de um telefone ou de um aplicativo para contratar, de um cartão de crédito para pagar e do Facebook para recomendar.

O Facebook dá um grande passo para um projeto ambicioso de transformar o WhatsApp em um “superaplicativo” que basicamente será tudo o que precisamos para comunicação entre duas pessoas (sejam físicas ou jurídicas). Com mais de 1,2 bilhão de usuários ao redor do mundo, é o app número 1 na lista de downloads nas stores (lojas de aplicativos).  Além de ser o principal meio de comunicação do mundo, existe um potencial enorme para que o WhatsApp também se torne o principal serviço de transações financeiras do planeta.

 

 

Apesar de ser novidade do WhatsApp, serviços como WeChat, já tornam realidade o uso de aplicativos de mensagem para transferência de dinheiro na China. O Facebook Messenger também tem uma funcionalidade um pouco similar, mas nada disso tem um potencial tão grande quanto o novo recurso do WhatsApp, pois além da grande quantidade de usuários, muitas empresas estão migrando sua comunicação com os consumidores para o aplicativo.

Segundo a publicação, a novidade será liberada para os usuários assim que todas as funções do WhatsApp Payments estiverem prontas, incluindo criação de contas específicas para profissionais autônomos e empresas, bem como o lançamento de uma aplicação voltada para esses tipos de usuários.

Infelizmente, não há previsão concreta para uma liberação desses recursos, mas por já estar sendo testado, imagina-se que será liberado em um futuro bem próximo.

Esta é mais uma demonstração de um futuro desburocratizado e acessível que já está batendo na porta. Se você deseja entender melhor como a tecnologia está modificando a sociedade, clique aqui.

Até a próxima Segunda!

 

Referências

 

http://wabetainfo.com/whatsapp-beta-for-android-2-17-295-whats-new/

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •