Pessoas

5 curiosidades sobre Bertolt Brecht

Saiba mais sobre este importante dramaturgo alemão

 

1 – Natural da Alemanha, Bertolt Brecht foi um famoso dramaturgo e poeta nascido em 10 de fevereiro de 1898. Iniciou sua carreira cedo, publicando um texto em um jornal com apenas 16 anos. Começou a cursar medicina e trabalhou em um hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1918, após o fim do conflito, o escritor teve suas duas primeiras peças encenadas em Munique.

 

Brecht jovem

 

2 – Após a derrota alemã na guerra, anos difíceis se abateram sobre o país. Brecht se tornou marxista e ingressou no Partido Independente Socialista. Casou-se em 1923 e teve uma filha dessa união. Em 1927 se mudou para Berlim e também se divorciou. Na capital da Alemanha conheceu o teatro contemporâneo através de suas amizades. Também recebeu influência do Modernismo. Entrou em um relacionamento com uma atriz, que gerou um filho homem para o casal.

 

3 – Até o início da década de 30, Brecht teve um próspero período. No entanto, com a ascensão do nazismo, foi perseguido e se refugiou na Suíça. Era sabido que o dramaturgo tinha forte influência marxista e que colocava suas visões de sociedade em suas peças. Após um tempo mudou-se para Paris e logo em seguida se estabeleceu definitivamente na Dinamarca. Com a invasão do território dinamarquês em 1941 pelo exército alemão na Segunda Guerra, foge para Nova York, onde permanece até 1947.

 

Brecht teve que se refugiar após a ascensão do nazismo

 

4 – Durante o exílio desenvolveu um tipo de teatro que levava em consideração aspectos sociológicos e psicológicos do ser humano. Chamava-o de Teatro Épico. De volta a Alemanha, lançou o livro “Estudos sobre Teatro”, que divulgava sua concepção do universo teatral. Retorna a Berlim, morando no lado oriental (saiba mais aqui) da capital alemã, controlada pelos soviéticos. Lá, fundou uma companhia de teatro chamada “Berliner Ensemble”.

5 – Mesmo com sua postura socialista, Brecht passou a criticar a falta de liberdade existente nos países comunistas da época. Em 1954 começou a publicar sua obra completa. Dois anos depois faleceu em decorrência de um ataque cardíaco. Tinha 58 anos de idade. Durante sua vida deixou mais de 50 peças teatrais escritas, além de revolucionar o modo como o Teatro era pensado e feito.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas