Pessoas

5 curiosidades sobre Felipe II da Espanha

Conheça mais sobre esse monarca espanhol

 

1 – Infância e Juventude

Felipe II (conhecido como FIlipe também) foi um monarca espanhol nascido em 21 de maio de 1527. Como rei da Espanha ficou marcado pelas grandes possessões que detinha em seu controle. Era filho de Carlos I da Espanha e V do Sacro Império Romano-Germânico. Ainda criança já era preparado nos assuntos de governo e viajava com seu pai e com mensageiros para aprender sobre os povos aos quais seria soberano um dia.

 

Domínios europeus e norte-africanos de Felipe II em 1581

 

2 – Ascensão

Seu primeiro casamento (1543-1545) foi com a princesa Maria Manuela de Portugal, sua prima. O matrimônio durou menos de dois anos, com a morte repentina de sua esposa. Dessa união nasceu o príncipe Carlos, que por conta do parentesco entre os pais nasceu com deficiência mental. Em 1554 se casou com Maria I da Inglaterra, com o intuito de conseguir tomar o poder na Inglaterra. Com a abdicação do seu pai em 1555, Felipe se tornou o rei de um vasto império com sua coroação em janeiro do ano seguinte.

 

‘O batismo de Felipe II’ em Valladolid , Espanha. Teto histórico preservado em Palacio de Pimentel (Valladolid).

 

3 – Rei

Com o título recebido, Felipe II se viu monarca da Espanha, Nápoles, Sicília, Sardenha, Países Baixos e as possessões espanholas na África, América e Ásia. Seu casamento com Maria não deu certo, com a morte dela ocorrendo em 1558 sem deixar herdeiros. Casou-se com Isabel de Valois, princesa da França. Esse acordo se deu após um tratado pós-guerra entre os espanhóis e franceses. Desse casamento nasceram duas meninas, mas sua terceira esposa morreu com apenas 23 anos em 1568. Neste período, o soberano espanhol demonstrou que queria retomar o poder total da Igreja Católica na Europa, após a Reforma Protestante (saiba mais aqui).

 

Felipe II e sua sobrinha Anna banquetes com a família e cortesãos, por Alonso Sánchez Coello

 

4 – Auge

Conseguiu grande vitória naval contra os otomanos na Batalha de Lepanto, em 1571. Se casou novamente, desta vez com Ana da Áustria, com quem teve 3 filhos que chegaram à vida adulta, inclusive Felipe, seu sucessor. Com a morte de D. Sebastião (saiba mais aqui) e D. Henrique de Portugal, se tornou rei do país vizinho, anexando-o em 1580. Entrou em guerra contra os Países Baixos, protestantes, e que eram seus por direito paterno. No entanto, a nobreza local pretendia garantir a independência e também o livre credo.

 

Um busto de mármore de Filipe II da Espanha por Pompeo Leoni, filho de Leone Leoni , Museu Metropolitano de Arte

 

5 – Declínio e Morte

Felipe II ordenou a construção da maior marinha que o ocidente havia visto: a Invencível Armada. O intuito era atacar a Inglaterra. No entanto, em uma batalha naval histórica, suas forças foram derrotadas pelos organizados ingleses, governados por Elizabeth I (saiba mais aqui). Após essa derrota, se voltou para a Espanha, onde ajudou no aumento da Inquisição em seu império. Esse famoso rei espanhol faleceu no seu palácio em El Escorial, próximo a Madrid. Morreu em 1598, com 71 anos de idade.

  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas