Pessoas

5 curiosidades sobre Frank Capra

Conheça mais sobre esse importante cineasta

 

1 – Início da vida

Nascido em 18 de maio de 1897 com o nome Francesco Rosario Capra, Frank Capra foi um cineasta multipremiado. Natural de Bisacquino, na ilha da Sicília, era filho de agricultores analfabetos. O filho mais velho da família fugiu para morar nos Estados Unidos, só dando notícias cinco anos depois. Ele aconselhou que todos se mudassem para Los Angeles. Quando chegaram na cidade norte-americana em abril de 1903, quando Frank tinha quase 6 anos de idade.

 

Edição de filme como maior durante a Segunda Guerra Mundial

 

2 – Juventude

Ainda garoto conciliava os estudos com a venda de jornais. Fez cursos técnicos e passou por diversos empregos enquanto concluía a escola. Sua perseverança fez com que se formasse engenheiro químico em 1918. Frank Capra não conseguiu nenhum trabalho na sua área de formação, tendo que se virar como vendedor de livros e bugigangas. Em 1920 foi naturalizado norte-americano.

 

Walter Brennan , Gary Cooper , Irving Bacon , Barbara Stanwyck e James Gleason em Meet John Doe

 

3 – O cinema surge como oportunidade

Em 1921, após um novo estúdio de cinema ser aberto em San Francisco, percebeu a oportunidade na já estabelecida indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Em poucos meses dirigiu seu primeiro filme, um curta-metragem baseado em um poema. No entanto, esta experiência foi algo repentino, já que Capra trabalhava em um laboratório. Logo em seguida, foi contratado em Hollywood como roteirista de comédias.

 

Recebendo a distinta Medalha de Serviço do General George C. Marshall , 1945

 

4 – A vida de diretor

Iniciou seu papel como diretor em filmes do comediante Harry Langdon, nos quais também era roteirista. Com essa parceria desfeita e seu amor pelo cinema já estabelecido, conseguiu seu primeiro sucesso com “Submarine” (1928), produzido na transição dos filmes mudos para os sonorizados (saiba mais aqui). Nos anos seguintes Frank Capra atingiu o ápice, dirigindo as maiores estrelas de Hollywood. Em 1934 venceu seus dois primeiros Oscar, com o filme “Aconteceu Naquela Noite”. Em 1936 repetiu o prêmio de direção por “O Galante Mr. Deeds”. Em 1938 venceu seu terceiro Oscar de melhor diretor e o segundo de melhor filme, com o clássico “Do mundo nada se leva”.

 

Henry Travers e James Stewart

 

5 – Outros trabalhos e aposentadoria

Frank Capra continuou dirigindo filmes de grande sucesso até os anos 60. Ainda se destacou na década de 30 com “A mulher faz o homem” (1939). No período da Segunda Guerra Mundial dirigiu vários documentários sobre o conflito, inclusive ganhando o Oscar de melhor documentário em 1943. Em 1946, seu filme “A felicidade não se compra” se tornou um clássico instantâneo do cinema. Suas obras do pós-guerra não tiveram a mesma relevância das anteriores. Desse modo, o cineasta se aposentou na década de 60. Faleceu em 1991 na cidade de La Quinta, Califórnia. Um ataque cardíaco o matou aos 94 anos de idade, enquanto dormia.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas