Pessoas

5 curiosidades sobre Georges Méliès

Conheça mais sobre um dos principais cineastas do início do cinema

 

1 – Nascido em 8 de dezembro de 1861, Georges Méliès foi um dos principais cineastas do início do cinema. Antes um renomado ilusionista francês natural de Paris, ele se tornaria o criador de diversas técnicas cinematográficas e um grande impulsionador da sétima arte.

 

 

2 – Caricaturista na juventude, se tornou um mágico famoso na França. Dono do próprio teatro, Méliès conheceu o cinema em 1895, em uma das primeiras exibições dos irmãos Lumière (tidos como inventores do cinema). Quando ganhou um cinematógrafo de um inventor inglês, o artista francês começou a filmar a vida cotidiana de Paris. Iniciou suas filmagens em 1896.

 

Imagens de um dos mais de 500 filmes em que Méliès atuou, escreveu, dirigiu e produziu

 

3 – Com o passar do tempo começou a roteirizar, atuar, produzir, dirigir e criar efeitos para seus filmes. Tinha especialidade em criar histórias fantásticas e usava seus conhecimentos no ilusionismo para impressionar suas platéias. Criou um estúdio cinematográfico em Paris e fez cerca de 500 filmes curta-metragem em sua curta, mas extremamente produtiva carreira.

 

 

4 – Georges Méliès se especializou em criar efeitos especiais em seus filmes, além de colorir os rolos de muitos dos seus filmes manualmente. Foi responsável pela criação do stop-action, dos storyboards (esboços ilustrados para projetar as cenas) e diversas outras técnicas. Charles Chaplin e outros cineastas o consideravam sua inspiração.

 

“Viagem à Lua” (1902) é seu filme mais famoso

 

5 – Seus últimos filmes foram feitos em 1913. Seu teatro teve que ser vendido e seu estúdio fechou. Muito por conta de dificuldades financeiras e pelo início da Primeira Guerra Mundial. A grande maioria dos rolos de filmagem das suas obras foram vendidos e acabaram se tornando solados de sapato para soldados. Revoltado com sua situação, queimou e destruiu cenários e outros filmes. Passou o resto da sua vida pobre e sem reconhecimento. Morreu em 1938 aos 76 anos de idade. O livro (e posteriormente filme) A Invenção de Hugo Cabret retrata partes da vida de Méliès e o homenageia com um dos pais do cinema. A película faturou 5 Oscar em 2012.

 

Acompanhe o filme “Viagem à Lua” completo no vídeo abaixo! 

 

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas