Pessoas

5 curiosidades sobre João do Pulo

Conheça mais sobre esse importante atleta brasileiro

 

1 – Informações gerais

João Carlos de Oliveira ficou conhecido por João do Pulo por conta de suas provas no atletismo: salto em distância e salto triplo. Seguindo uma longa tradição brasileira nesses esportes, foi medalhista olímpico e recordista mundial. Natural de Pindamonhangaba-SP, nasceu em 28 de maio de 1954.

 

João do Pulo quebrando o recorde mundial do salto triplo nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1975.

 

2 – Infância e juventude

João do Pulo ficou órfão de mãe muito cedo, tendo que começar a trabalhar com apenas 7 anos. Foi lavador de carros até conseguir a oportunidade de entrar para o exército e treinar. Em 1973, com 19 anos, se tornou recordista mundial júnior do salto triplo com a marca de 14,75m. Após a vitória no campeonato mundial juvenil, se tornou profissional

 

Memorial de João do Pulo. São Paulo.

 

3 – O recorde

Então um jovem com 21 anos de idade, João do Pulo brilho no Pan-Americano da Cidade do México de 1975: faturou o ouro tanto no salto em distância, quanto no salto triplo. Na primeira prova foi campeão com um salto de 8,19m. Na segunda, bateu o recorde mundial, com a marca de 17,89m. Este feito superou em 45 cm o antigo recorde que pertencia a Viktor Saneyev da União Soviética. O russo era o campeão olímpico, e os dois ficaram cara a cara nas Olimpíadas de Montreal em 1976. Desta vez, João estava se recuperando de uma cirurgia abdominal e conseguiu apenas o bronze, nem passando dos 17 metros no salto triplo.

 

João do Pulo, durante o salto que rendeu a medalha de ouro e o recorde mundial da prova de salto triplo, nos Jogos Pan-Americanos de 1975, na Cidade do México.

 

4 – Resultado alterado?

Em 1979, o atleta brasileiro conseguiu mais dois ouros nas provas de salto nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, em Porto Rico. Chegando novamente para as Olimpíadas como favorito, João do Pulo conseguiu novamente o bronze no salto triplo, após obter 17,22m. No entanto, é dito que os fiscais soviéticos adulteraram e anularam tentativas válidas do brasileiro para ajudar Saneyev e Jaak Uudmae, atletas russos. Desse modo, um possível novo recorde mundial foi tirado de João do Pulo e o competidor do Brasil ficou apenas com o terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Moscou, realizados em 1980.

 

 

5 – O acidente e a política

Campeão mundial em três oportunidades (1977, 1979 e 1981), João do Pulo teve sua carreira acabada com apenas 27 anos de idade. Em novembro de 1981, um grave acidente de carro o fez perder uma perna e ficar um ano na UTI. Recuperado, cursou educação física e entrou na política, sendo eleito deputado estadual por São Paulo em duas oportunidades (1986 e 1990). Não conseguiu se reeleger nas eleições de 1994 e caiu na depressão e no alcoolismo. Vivia da sua aposentadoria como segundo tenente do Exército, sendo inclusive preso uma vez por não pagar a pensão alimentícia de um dos filhos. Solitário e falido, sua cirrose hepática levou a uma infecção generalizada que o matou em 1999, com apenas 45 anos de idade.

  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas