5 curiosidades sobre Johan Cruyff

Conheça mais sobre esse ícone do futebol

 

1 – Hendrik Johannes Cruijff (Cruyff) foi um jogador e treinador de futebol nascido em 25 de abril de 1947. Mais conhecido como Johan Cruyff, é considerado um dos maiores futebolistas da história do futebol. Natural de Amsterdam, desde cedo demonstrou seu grande potencial e seu espírito revolucionário. Estreou no profissional do Ajax com apenas 17 anos de idade, em 1964.

 

Cruyff foi fundamental para o domínio do Ajax no futebol europeu no início dos anos 70. Ele jogou pelo Ajax de 1957 a 1973 e de 1981 a 1983 (visto aqui em 1967 contra o Feyenoord).

 

2 – Desde o início da carreira mostrava sua polivalência, jogando em várias posições diferentes. Além disso, mostrou sua personalidade ao negociar pessoalmente seus salários com a diretoria do Ajax. Inspirado no esquema tático revolucionário do técnico Rinus Michels, Cruyff e seu time saíram do semiprofissionalismo para o status de potência europeia em poucos anos.

 

Cruyff jogou pelo Barcelona de 1973 a 1978.

 

3 – Sob a tutela de Cruyff e Michels, o Ajax dominou o país, vencendo 6 títulos nacionais e 5 Copas da Holanda. Também venceu 3 Copas dos Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões). Com o incrível sucesso alcançado, o jogador foi negociado para o Barcelona na negociação mais cara da história para a época. O valor foi tão alto que o governo espanhol não aceitou de imediato a contratação. Logo após a chegada na Espanha, jogou a Copa do Mundo de 1974, em um time que ficou conhecido como Laranja Mecânica e que assombrou o mundo. Novamente a parceria entre técnico e craque deu bons resultados, com o segundo lugar no torneio.

 

Cruyff na caixa durante a final da Copa do Mundo de 1974, pouco antes de ser penalizado por uma penalidade.

 

4 – No Barcelona, venceu um título espanhol e uma Copa do Rei. Se tornou ídolo, mas com apenas 31 anos decidiu se aposentar repentinamente. Não jogou a Copa de 1978, onde a Holanda foi novamente vice. Voltou aos gramados no ano seguinte, jogando em ligas dos Estados Unidos. Ainda jogou no Levante da Espanha antes de retornar para o Ajax. Venceu mais dois campeonatos nacionais. Na sua última temporada como jogador, Cruyff se transferiu para o Feyenoord, onde novamente conseguiu o título.

 

 

Fachada principal do antigo La Masia, o nome das instalações de treinamento de futebol do FC Barcelona e frequentemente usado para descrever genericamente a academia de jovens de Barcelona. A academia de La Masia foi a ideia de Cruyff.

5 – Após a aposentadoria dos campos, se tornou técnico, e novamente foi bem-sucedido. No Ajax, permaneceu por dois anos, conquistando a Recopa da Europa. Entre 1988 e 1996 treinou o Barcelona, conseguindo inclusive a primeira vitória do clube espanhol na Liga dos Campeões da Europa em 1992. Após a saída dessa função, só exerceu funções administrativas e de consultoria. Em 2016, faleceu de câncer de pulmão aos 68 anos de idade. Johan Cruyff deixou um enorme legado no futebol, sendo considerado por muitos o melhor jogador europeu do Século 20.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •