Pessoas

5 curiosidades sobre Kaspar Hauser

Conheça mais sobre 

 

1 – O aparecimento

No dia 26 de maio de 1828, um adolescente sujo e sem capacidade de comunicação foi encontrado em uma praça de Nuremberg, na atual  Alemanha. Com ele, estava uma carta endereçada para o capitão da cidade, um cavalo de madeira, um livrinho de orações e outros pertences. Segundo o relato contido na mensagem, o jovem chamado Kaspar Hauser havia nascido em 30 de abril de 1812 e tinha ficado desde a infância preso em uma masmorra sendo alimentado apenas com pão e água.

 

Desenho a lápis por Kaspar Hauser, 1829

 

2 – Um selvagem?

Para a sociedade da época ele poderia ser considerado um selvagem, pois não sabia se comunicar verbalmente e nem conhecia os objetos, animais e outras coisas mais. No entanto, a sua reclusão na masmorra explica tudo. Já que ficou vários anos isolado e sem contato com nenhuma pessoa, ele não havia desenvolvido a capacidade de falar em um idioma. Também não conseguia comer certos alimentos, já que seu organismo era acostumado a ingerir pão e água. Desse modo, nunca comeu carne e consumiu bebidas alcoólicas.

 

Estátua, de, Kaspar, centro cidade velho, Ansbach, alemanha

 

3 – As origens de Kaspar

Segundo a carta recebida no dia da chegada do jovem, ele era um membro da nobreza, assim como seu pai era. Este fato foi corroborado por Kaspar depois de aprender a falar, que contava que o homem que o havia soltado tinha dito o mesmo. Esse fato fez surgir os boatos de que o rapaz era o príncipe herdeiro de Baden, roubado no berço em 1812, provável data de nascimento de Hauser.

 

A nota na escrita do espelho. Fotografia, contraste aprimorado. O original está desaparecido desde 1945.

 

4 – O aprendizado

Posteriormente, Kaspar foi ensinado a falar e escrever, assim como a se portar socialmente. Suas habilidades eram comparadas a de uma criança, mas não por ter deficiência, mas pelo longo tempo de reclusão. Por incrível que pareça, seu cérebro acabou se desenvolvendo de uma maneira anormal na área relacionada à música. Viveu com alguns tutores durante a vida em sociedade. Alguns relataram que o jovem era mentiroso e dissimulado. Em 1829 sofreu um ataque que causou um ferimento na sua testa. Hauser afirmou que havia sido a pessoa que o tinha levado para Nuremberg.

 

Pintura contemporânea de Hauser

 

5 – Morte misteriosa

Conhecido como “Filho da Europa”, Kaspar Hauser morreu após levar uma facada no peito nos jardins do Castelo de Ansbach. Tinha apenas 21 anos de idade. A hipótese mais veiculada sobre o atentado contra o rapaz misterioso é que uma universidade havia encomendado o assassinato para poder estudar o cérebro do jovem. Porém, esse fato nunca foi comprovado, e quase 200 anos depois de sua morte, mais de 400 livros e milhares de artigos já foram escritos para tentar desvendar o mistério de Kaspar Hauser. Werner Herzog, renomado diretor de cinema, fez o filme “O Enigma de Kaspar Hauser” em 1974 contando essa história.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas