Pessoas

5 curiosidades sobre Mussum

Saiba mais sobre este grande humorista brasileiro

 

 

1 – Antônio Carlos Bernardes Gomes foi um humorista, músico e ator brasileiro conhecido nacionalmente como Mussum. Natural do Rio de Janeiro, nasceu em família humilde no dia 7 de abril de 1941. Filho de uma empregada doméstica, não parou de estudar na juventude, tendo concluído o ensino técnico na função de ajustador mecânico.

 

 

2 – Antes da fama serviu na Força Aéreo durante oito anos, onde chegou a ser cabo. Nesse mesmo período começou sua carreira musical de forma amadora. Nos anos 60 formou o grupo Os Originais do Samba, que começou a fazer sucesso rapidamente pela irreverência nas suas apresentações. Mussum tocava reco-reco na banda. Ainda na sua juventude teve a oportunidade de alfabetizar a mãe com seus próprios esforços.

 

Mussum se apresentando com os Originais do Samba

 

3 – O sucesso d’Os Originais do Samba e o humor com que se apresentavam chamaram a atenção da TV. Mussum era o que mais se destacava, e desde 1965 era chamado frequentemente para integrar programas de humor, sempre dizendo não aos convites. Nesta mesma época ganhou o apelido que levaria para a vida toda, sendo comparado a um tipo de peixe que é muito liso e escorregadio. Em 1969 foi chamado para atuar em Os Trapalhões, que era exibido na TV Excelsior, mas novamente recusou. Apenas em 1973 foi convencido por Dedé Santanna para fazer parte do grupo. Zacarias entraria no ano seguinte, completando uma das trupes de humor mais famosas da história brasileira.

 

 

4 – Durante os anos 70 se dividia entre os filmes e o programa d’Os Trapalhões e Os Originais do Samba. Apenas em 1981 decidiu sair definitivamente da banda, após ter feito grande sucesso nacional, fazer turnê internacional e lançar 12 discos com o grupo. Mesmo oficialmente fora da música, sempre dedicava tempo e esforço na escola de samba Mangueira. Na década de 80 ainda participou de campanhas de caridade para deficientes visuais e para os nordestinos que sofriam com a seca.

 

Mussum foi peça fundamental d’Os Trapalhões

5 – Por muitos era considerado o Trapalhão mais engraçado, com um humor sempre vinculado ao consumo de bebidas alcoólicas e a sua condição como negro. No grupo de humor atuou por mais de 20 anos, além de ter gravado 30 filmes com Os Trapalhões. Mussum faleceu aos 53 anos de idade em julho de 1994. Complicações após um transplante de coração foram a causa de sua morte. Como humorista e músico deixou um grande legado para o Brasil.

  • 9
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas