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5 curiosidades sobre o Eurotúnel

Conheça mais sobre essa famosa construção

 

1 – O Eurotúnel (Channel Tunnel, em inglês; Tunnel sous la Manche, em francês) é uma estrutura usada como túnel ferroviário que liga a França a Inglaterra via Canal da Mancha. Foi inaugurado oficialmente em 6 de maio de 1994. A maioria da extensão da construção está localizada no leito marítimo, sendo um dos maiores túneis submarinos do mundo.

 

Mapa indicando o trajeto do Eurotúnel sob o Canal da Mancha

 

2 – Desde 1802 ideias e propostas para a construção dessa ligação eram veiculadas, no entanto, não havia interesse e tecnologia suficiente para tal proeza. Apenas após a Segunda Guerra Mundial foi possível perceber a viabilidade do projeto. Nos anos 70, um túnel-teste de 250m começou a ser construído, mas apenas 2 anos depois a obra foi cancelada. Finalmente, em 1986, a construção do Eurotúnel foi acertada entre os governos da França e da Inglaterra. Somente 7 anos e meio depois a estrutura ficou pronta, sendo inaugurada em maio de 1994 pela Rainha Elizabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand. As viagens com passageiros só iniciaram em novembro do mesmo ano.

 

Projeto de 1856.

 

3 – Para a construção de tal maravilha da engenharia, 15 mil operários foram necessários, além de diversas empresas e máquinas especiais. No total, mais de 4,5 bilhões de libras foram empregadas na obra. O projeto contou com a edificação de três túneis: dois para o trajeto Inglaterra-França e vice-versa, e um menor para a manutenção, saídas de emergência e transporte de veículos menores. Um dos destaques foi a utilização de “usinas ambulantes”: escavadeiras gigantes, que ao mesmo tempo que cavavam, revestiam as paredes com concreto para evitar desabamentos. Toda a lama e pedra extraídos eram transportadas em esteiras presentes na máquina.

 

Mapa geológico do túnel.

 

4 – No total, o Eurotúnel tem 50,5 km de extensão, dos quais 37,9 estão localizados no mar do Canal da Mancha. A maioria da construção está situada em uma profundidade de 40m, sendo o ponto mais baixo 75m. A maioria dos trens utilizados é do tipo Eurostar, comboios de alta velocidade que fazem o trajeto em apenas 35 minutos. Na Inglaterra, o ponto final é a cidade de Folkestone, enquanto na França, Coquelles é a última parada dos transportes. Até hoje, alguns problemas de vazamento e manutenção são frequentes, mas o pior acidente da história do túnel foi um incêndio ocorrido em 1996, que paralisou as atividades por 15 dias.

 

Entrada do túnel em Coquelles, França.

5 – O Eurotúnel recebe mais de 7 milhões de passageiros por ano e foi considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno pela Associação de Engenharia dos Estados Unidos. Para os turistas, os preços não são dos mais acessíveis, mas vale a pena conhecer essa obra-prima contemporânea. Há um histórico de imigrantes ilegais utilizarem o túnel para entrar ilegalmente na Inglaterra. A maioria utiliza vagões de transporte de produtos ou entram em caminhões que são transportados pelos trens. Há casos de pessoas que tentaram fazer a travessia a pé, ocorrendo algumas mortes nestas tentativas.

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