Pessoas

5 curiosidades sobre o inventor do basquete

Saiba mais sobre a história do criador de um dos esportes mais populares do mundo

 

1 – James Naismith nasceu em Almonte no Canadá em 6 de novembro de 1861 e ficou conhecido como o inventor do Basquete. Estudou na Universidade McGill, em Montreal e se destacou como esportista na instituição. Em 1888 conseguiu o diploma em Educação Física, e presbiteriano, se tornou pastor em 1890. Em 1891 foi contratado como educador físico da Associação Cristã de Moços (YMCA em inglês) em Springfield, nos Estados Unidos.

 

Foto da primeira quadra de basquete

 

2 – Devido ao rigoroso inverno que a cidade enfrentava todos os anos, o diretor atlético da instituição pediu que os instrutores de educação física desenvolvessem jogos para serem jogados internamente, no ginásio da escola. Foi nesse momento que Naismith começou a desenvolver o basquete, em 1891. No início, o novo esporte era jogado com cestas de catar pêssegos com os fundos retirados e uma bola de futebol. Em 1892 o criador apresentou as 13 regras básicas do jogo e houve a primeira partida na YMCA de Springfield.

 

3 – Rapidamente o novo esporte foi reproduzido em outras filiais da Associação Cristã de Moços nos Estados Unidos e Canadá e as regras foram sendo aprimoradas. O basquete também permitia que as mulheres jogassem e se estabeleceu praticamente no mesmo tempo do que o jogo masculino. Em 1898 Naismith foi convidado para ser professor na Universidade do Kansas e se tornou-se o primeiro treinador de basquete da instituição de ensino. Ficou no cargo até 1907.

 

Naismith (de bigode) como treinador da Universidade do Kansas

 

4 – Nos anos seguintes o inventor do basquete viu o esporte crescer incrivelmente, sendo praticado em quase todas as universidades americanas e viu a expansão para outros locais do mundo. Ainda trabalhou no Exército e como diretor na Universidade do Kansas.

 

5 – Ao contrário do criador do judô (saiba mais aqui), James naismith viu o esporte que criou se tornar parte das Olímpiadas em 1936. Também foi homenageado nos dois principais torneios universitários americanos (NIT e NCAA Tournament) nas primeiras edições do evento. Em 1939, estava presente no primeiro jogo do Campeonato Nacional Universitário, mas pouco tempo depois faleceu devido a um ataque cardíaco. Obviamente, é membro do Hall da Fama do Basquete, que leva seu nome e se localiza em Springfield, local onde o jogo foi inventado.

 

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas