Pessoas

5 curiosidades sobre Paracelso

Conheça mais sobre um dos precursores da química e da toxicologia

 

1 – Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim, mais conhecido como Paracelso, foi um alquimista, médico, astrólogo e místico suíço. Nascido em 17 de dezembro de 1493, começou sua educação com o próprio pai, também alquimista e médico. Se tornou um observador e amante da utilização dos medicamentos e das ervas para curar as pessoas.

 

 

2 – Na juventude foi estudar na Áustria e na França, aprendendo mais sobre a Alquimia. Na adolescência trabalhou nas minas de um rico judeu, além de ter iniciado sua formação em Medicina. Se graduou médico em 1510, com apenas 17 anos de idade.

 

Paracelso preferia aprender com curandeiros, mendigos e ciganos do que com médicos

 

3 – Viajou bastante, aprendendo com parteiras, ciganos, ocultistas e outros alquimistas. Paracelso não seguia as doutrinas tradicionais dos médicos da época. Na realidade, ele desprezava o que era ensinado nas universidades. Por exemplo: enquanto os curandeiros e médicos da época utilizavam musgo, óleo ou esterco(!!!) para tratar de feridas ou esperar a área gangrenar para amputar os membros do doente, o alquimista suíço pregava que os ferimentos deveriam ser limpos, pois a retirada do pus e drenagem do ferimento previniria infecções. Estava certo!

 

 

4 – Paracelso também é considerado um dos precursores da química e da toxicologia. Ele costumava dizer que todas as substâncias são venenos, e que apenas a dose certa do produto poderia ser considerada um medicamento. Foi responsável por encontrar o primeiro remédio eficaz para a sífilis, utilizando mercúrio, além de tratar a peste negra em uma cidade infestada pelo mal. A fama de Paracelso se estendeu por toda a Europa, e o médico suíço conseguiu muitos seguidores, mas também inúmeros opositores.

 

Além do tratamento de doenças, Paracelso se interessava pelo ocultismo, magia e alquimia

 

5 – Foi indicado como médico da cidade de Salzburg, na Áustria, onde escreveu dois anos sem parar. Em setembro de 1541 morreu por causas indeterminadas, aos 47 anos. É dito que talvez tenha sido assassinado, pois a exumação do seu esqueleto constatava uma fratura no crânio. Paracelso é uma figura muito misteriosa, pois era um ocultista, praticante da alquimia, astrologia e tentava encontrar ou desenvolver a Pedra Filosofal. No entanto, suas contribuições para a Química, Medicina, homeopatia e toxicologia foram muito relevantes para a evolução da humanidade na Renascença e na Idade Moderna.

  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas