Pessoas

5 curiosidades sobre Rabindranath Tagore

Conheça mais sobre esse polímata bengali

 

1 – Informações gerais

Nascido em 7 de maio de 1861, Rabindranath Tagore foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, ele reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou “Oferenda Lírica” e seus “versos profundamente sensíveis, frescos e belos”, sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura, Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali.

 

Rabindranath Tagore e Albert Einstein

 

2 – Educação e primeiras publicações

Ele foi educado na maior parte do tempo por criados, uma vez que sua mãe morreu quando ele tinha poucos anos de vida e seu pai viajava muito. Tagore frequentou pouco o ensino regular. Relatos mostram que Tagore já escrevia poemas aos oito anos. Com dezesseis anos, publicou sua primeira poesia substancial sob o pseudônimo Bhanushingho (“Sun Lion”) e escreveu seus primeiros contos e dramas em 1877. Tagore condenava a Índia britânica e apoiou sua independência. Seus esforços resistiram em seu vasto conjunto de regras e na instituição que ele fundou, Universidade Visva-Bharati.

 

Rabindranath Tagore e o Mahatma Gandhi.

 

3 – Arte e Literatura
Tagore modernizou a arte bengali desprezando as rígidas formas clássicas. Seus romances, histórias, canções, danças dramáticas e ensaios falavam sobre temas políticos e pessoais. Gitanjali (Ofertas de Música), Gora (Enfrentamento Justo) e Ghare-Baire (A Casa e o Mundo) são suas mais conhecidas obras. Seus versos, contos e romances foram aclamados por seu lirismo, coloquialismo, naturalismo e contemplação. Tagore era talvez o único literato que escreveu hinos dos dois países: Bangladesh e Índia: Hino nacional de Bangladesh e Jana Gana Mana.

 

Tagore e Mrinalini Devi, 1883.

 

4 – Notoriedade internacional

agore participou do movimento nacionalista indiano e era amigo pessoal de Mahatma Gandhi que o chamou de Sentinela da Índia. Como escritor, tornou-se famoso na Índia já nos primeiros anos de carreira, alcançando notoriedade no Ocidente quando da publicação de seus textos traduzidos para o inglês, muitos deles pelo próprio autor. Em 1913, torna-se o primeiro escritor asiático a ser agraciado com o Nobel de Literatura. Renuncia, em 1919, como forma de protesto contra a política britânica em relação ao Punjab, ao título de Sir concedido a ele pela Coroa Britânica em 1915.

 

Na Inglaterra, em 1879.

 

5 – Anos finais

Ele veio a falecer em 7 de agosto de 1941. De fato, Tagore foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi.

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas