5 curiosidades sobre Roberto Bolaños

Conheça mais sobre um dos personagens mais queridos da TV

 

1 – Nascido em 21 de fevereiro de 1929, Roberto Gómez Bolaños foi um famoso ator, comediante, produtor e diretor de tv mexicano. Filho de uma secretária e de um ilustrador e pintor, o artista mexicano sempre esteve perto das artes. Estudou Engenharia Elétrica na Cidade do México, se formou, mas nunca exerceu a profissão.

 

Elenco de “Chaves” reunido. Foto: otvfoco.

 

2 – Ao sair da faculdade começou a trabalhar com publicidade, mas foi ao conseguir um trabalho como roteirista que seu talento passou a ser aproveitado. No início da década de 60 começou a atuar, porém, usava mais do seu tempo para escrever e produzir. Nessa época recebeu o apelido de Chespirito, ao ser comparado a um pequeno Shakespeare. Apenas em 1968 Bolanõs ganhou um programa próprio. Em 1970 a audiência era tão boa que o seu show ganhou mais meia hora de duração e o personagem Chapolin Colorado (El Chapulín Colorado em espanhol) foi introduzido.

 

Bolaños com o filho e o neto. Foto: otvfoco.

 

3 – No ano seguinte, seu personagem mais famoso, Chaves (El Chavo del Ocho em espanhol), estreou na televisão. O sucesso dos dois personagens era tão grande que em 1973, tanto o Chapolin, quanto Chaves ganharam séries independentes. O herói atrapalhado que representava teve sua série encerrada em 1979 e o menino órfão que interpretava foi filmado até 1980.

 

Bolaños em casa ao lado da esposa, Florinda Meza. Foto: otvfoco.

 

4 – Um marco dos seus personagens eram os bordões que ficaram famosos em vários países do mundo. Além de Chaves e do Chapolin, Bolaños também criou outros personagens marcantes, como: Dr. Chapatin, Chompiras, Chaparrón Bonaparte, dentre outros. Entre 1980 e 1995 trabalhou em um programa semanal que durava uma hora. Após essa realização se aposentou. Muitas emissoras – inclusive estrangeiras – tentaram sua contratação, mas ele foi irredutível.

 

Comemorando os dois anos de exibição de “Chaves” e “Chapolin”. Foto: otvfoco.

5 – Também atuou e roteirizou em filmes no cinema, escreveu livros e pintava nas horas vagas. Em 2006, ajudou o filho a produzir a série animada do Chaves, escrevendo o roteiro de vários episódios. Casou-se a primeira vez em 1956 e teve 6 filhos desta união. Com a primeira esposa ficou até 1977, quando se divorciou para ficar com Florinda Meza, a famosa Dona Florinda e Pópis do Chaves. No primeiro casamento era conhecido por ser mulherengo e infiel. Com Florinda casou-se oficialmente apenas em 2004. Bolanõs passou seus últimos anos com sérios problemas respiratórios e de diabetes. Faleceu em 2014, aos 85 anos em decorrência de complicações desses dois males. Deixou um legado gigantesco em seu país e em toda América Latina com seus personagens e humor.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •