5 fatos sobre a Tragédia de Superga

Conheça mais sobre evento trágico

 

1 – A Tragédia de Superga foi um acidente de avião que matou todo o time do Torino em 4 de maio de 1949. Esse evento mudou completamente a história do time italiano, além de causar uma grande comoção nacional na época. O fato ocorreu quando a equipe de Turim estava voltando de um amistoso contra o Benfica na capital portuguesa, Lisboa.

 

Aeronave Fiat G.212, similar ao aparelho acidentado.

 

2 – O Torino é um clube fundado em 1906. Tem o apelido de Il Toro. Principal rival da Juventus em Turim, era o principal clube italiano nos anos 40. Foi campeão nacional 5 vezes entre 1942 e 1949, Além disso, era a base da Seleção Italiana. Para se ter uma noção, em 1947 durante um amistoso contra a Hungria, 10 jogadores do Torino foram utilizados no time titular da Azzurra. Essa grande equipe era capitaneada pelo genial meio-campo Valentino Mazzola.

 

Momento da tragédia.

 

3 – Sabendo da força do Torino e após uma goleada (4×1) que Portugal havia levado da Itália em fevereiro, o marcante jogador do Benfica, Francisco Ferreira, conseguiu um acordo entre as diretorias do dois clubes para haver um amistoso que marcaria a aposentadoria do ídolo português. O jogo foi marcado para o dia 3 de maio de 1949, com vitória de 4×3 do clube de Lisboa. No dia seguinte, a equipe de Turim voltou para a Itália, pois ainda faltavam 4 jogos para o Campeonato Italiano acabar.

 

Momento da tragédia.

 

4 – Ao partir perto das 10h do dia 4, o avião Fiat G.212 que levava o Torino fez parada normal em Barcelona para reabastecer. A aeronave era um modelo de três motores, que comportava por volta de 35 passageiros. Ao sair aproximadamente às 15h de Barcelona, o piloto foi avisado que havia um forte nevoeiro em Turim. Às 17:05, durante a manobra de aproximação para o pouso, o avião se chocou com a Basílica de Superga, localizada em um morro da cidade italiana. Após o choque, todos os passageiros e tripulantes morreram. Nos mortos estavam jogadores, dirigentes e jornalistas que acompanhavam o time em Portugal.

 

Turim disponibilizou o maior palácio para as cerimónias fúnebres. 500 mil pessoas acompanharam os funerais, que se realizam a 6 de maio. Por toda a Itália, sucediam-se as homenagens.

5 – A Tragédia de Superga abalou profundamente a Itália. Cerca de 500 mil pessoas acompanharam o funeral dos mortos no acidente. O Torino decidiu terminar o campeonato com os juniores. Nos quatro jogos restantes, as equipes que enfrentaram o clube de Turim também utilizaram juvenis. Com as 4 vitórias alcançadas, a equipe se sagrou campeão pela quarta vez consecutiva. O desastre acabou com as chances da Itália na Copa de 1950, além de retirar do Torino a alcunha de maior time italiano. Em poucos anos, perdeu o status de melhor time da cidade, sendo ultrapassado pela Juventus, que hoje em dia é o clube mais vencedor da Itália.

  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •