Pessoas

5 fatos sobre Adam Smith

Conheça mais sobre esse ícone da economia contemporânea  

 

1 – Infância e Juventude

Adam Smith era natural de Kirkcaldy, Escócia, onde nasceu em 5 de junho de 1723. Considerado um dos maiores precursores da economia contemporânea, veio de família abastada, mas ficou órfão de pai muito cedo. Sua mãe sempre lhe encorajou a seguir a carreira que quisesse. Na escola secundária já iniciou seus estudos em História, Latim e Matemática. Aluno prodigioso, com apenas 14 anos se matriculou na Universidade de Glasgow, passando a estudar Filosofia.

 

A Riqueza das Nações, obra mais famosa de Adam Smith.

 

2 – Começo da vida adulta

Com 17 anos, Adam Smith ingressou na Universidade de Oxford, renomada instituição de ensino inglesa, saindo de lá em 1746. Em 1748, com 25 anos, passou a dar aulas particulares em Edimburgo, na Escócia. Em 1751 conseguiu se tornar professor da Universidade de Glasgow, onde havia estudado. Nesse meio tempo já era amigo dos famosos filósofos David Hume e Edmund Burke.

 

Inquiry into the nature and causes of the wealth of nations, 1922.

 

3 – Primeiros escritos

Em 1759, o economista escocês lançou “Teoria dos Sentimentos Morais”, obra filosófica de grande densidade. Em 1763 deixou de lecionar em Glasgow para ser tutor do duque de Buccleuch. Neste trabalho viajou por alguns países da Europa e conheceu grandes intelectuais da época. Em 1766, Adam Smith retornou para a Escócia, onde decidiu largar de vez o ensino para escrever sua maior obra.

 

Uma estátua de Smith na High Street de Edimburgo , erguida através de doações privadas organizadas pelo Instituto Adam Smith.

 

4 – A Riqueza das Nações

Por 10 anos Adam Smith pesquisou e desenvolveu sua obra-prima, “A Riqueza das Nações” (1776), livro que é um dos marcos da economia moderna, além de introduzir o liberalismo econômico e aperfeiçoar o estudo sobre o capitalismo. O economista escocês trata do mercantilismo empregado na época, se opondo ao controle estatal sobre a economia nacional, além de explanar que é necessário deixar o mercado se autorregular. Os escritos ganharam fama mundial rapidamente, se tornando importantes até os dias atuais

 

Túmulo de Adam Smith, em Edimburgo

 

5 – Fim da vida

Algum tempo depois de escrever “A Riqueza das Nações”, conseguiu um bom cargo na alfândega de Edimburgo. Também teve papel de destaque na Universidade de Glasgow, desta vez em caráter administrativo. Adam Smith nunca se casou e não deixou herdeiros. Viveu muitos anos com a mãe, que faleceu 6 anos antes do próprio economista morrer. O pai do liberalismo econômico e do capitalismo morreu em Edimburgo em julho de 1790, com 67 anos de idade.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas