5 fatos sobre Alan Shepard

Conheça mais sobre esse astronauta americano

 

1 – Informações gerais

Nascido em 18 de novembro de 1923, Alan Bartlett Shepard, Jr. foi um astronauta dos Estados Unidos, integrante dos projetos Mercury e Apollo, segundo homem e primeiro norte-americano a ir ao espaço — num voo suborbital em 1961 — e um dos doze homens que pisaram na Lua, onde esteve na missão Apollo 14, em fevereiro em 1971.

 

Shepard a bordo da Freedom 7.

 

2 – Carreira

Formado em Ciências pela Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis em 1944 e pela Escola de Piloto de Teste Naval dos Estados Unidos em 1951, Alan Shepard começou sua carreira naval na Segunda Guerra Mundial, a bordo de um destróier, no Oceano Pacífico. Nessa altura casou com Louise Brewer. Integrado a um esquadrão da caças, serviu em porta-aviões no Mediterrâneo nos anos seguintes. Na década de 1950 serviu como piloto de diversos tipos de aeronaves de combate e de testes em grandes altitudes e fez duas viagens ao sudoeste do Pacífico como líder de esquadrão baseado em porta-aviões.

 

Foguete Redstone em 5 de maio de 1961 levando em seu topo a nave Freedom 7 com Shepard a bordo.



3 – Projeto Mercury

Em 5 de maio de 1961 Shepard pilotou a nave Freedom 7 e tornou-se o segundo homem a viajar pelo espaço. Seu voo, o retorno do espaço e seu recolhimento no mar por helicópteros da marinha foi visto pela televisão por milhões de pessoas em todo mundo. Após a missão ele se tornou um herói nacional norte-americano, desfilou em carro aberto no meio de multidões em Nova Iorque, Washington e Los Angeles e foi recebido e condecorado na Casa Branca pelo presidente John Kennedy.

 

Alan Shepard hasteia a bandeira dos Estados Unidos em Fra Mauro.

 

4 – Projeto Apollo
Aos 47 anos, Alan Bartlett Shepard, Jr. era o mais velho astronauta do Programa Apollo, ele fez o seu segundo voo ao espaço, desta vez para a Lua, no comando da missão Apollo 14. Pilotando o módulo lunar Antares, ele realizou a mais precisa alunissagem de todo o programa, na primeira missão transmitida pela televisão a cores para todo o mundo. Na Lua, entrou para a história a sua frase quando, ao se tornar o primeiro jogador de golfe fora da Terra, descreveu a tacada com a bola viajando por “milhas, milhas e milhas”, pela superfície de baixa gravidade do satélite. Após a missão ele voltou a assumir a posição de chefe do escritório de astronautas da NASA por mais três anos.

 

Shepard a bordo da Freedom 7.

 

5 – Final de vida

Ao fim de sua carreira como piloto militar, Shepard havia acumulado uma experiência de mais de 8000 horas de voo, 3700 delas em caças a jato de combate. Após sua aposentadoria como astronauta, criou sua própria empresa, a Seven-Fourteen Enterprises (Empresas Sete-Quatorze), em homenagem aos números de suas missões, Freedom 7 e Apollo 14, e por vinte anos serviu em diretorias e conselhos de diversas empresas de seu país. Ele faleceu de leucemia, após dois anos de ser diagnosticado com a doença, em Pebble Beach, Califórnia, aos 74 anos, em 21 de julho de 1998. Ele foi cremado e suas cinzas jogadas juntas ao mar.

  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •