Pessoas

5 fatos sobre Alessandro Volta

Conheça mais sobre esse importante físico

 

1 – Alessandro Volta foi um físico italiano conhecido por suas descobertas e invenções na área da eletricidade. Nascido em 18 de fevereiro de 1745 próximo a Milão, era considerado uma criança pouco inteligente. Iniciou sua educação com os jesuítas para seguir carreira eclesiástica, contudo, aos 14 anos decidiu estudar Física. Dois anos depois abandonou as pretensões de se tornar padre de vez.

 

Volta explica o princípio da “coluna elétrica” a Napoleão Bonaparte em 1801

 

2 – Para o bem dele e do mundo, Volta continuou com seus estudos científicos e com apenas 30 anos aprimorou o eletróforo, máquina simples para produzir energia estática. Entre 1776 e 1778 estudou os gases, conseguindo isolar o metano em uma das experiências. Em 1779 ocupou o cargo de professor de Física na Universidade de Pavia, onde lecionou por 25 anos. É preciso lembrar que ele aprendeu sobre essas questões por conta própria, não tinha diploma na área.

 

Pilha voltaica em exposição no Templo Voltiano, próximo à casa de Volta em Como

 

3 – Volta casou-se em 1794 e teve 3 filhos dessa união. No mesmo ano, ele e Luigi Galvani, seu amigo, começaram a estudar a eletricidade em um tipo de competição entre os dois. Em 1800, as experiências proporcionaram a criação da primeira bateria elétrica da história. Esse aparelho, também conhecido como pilha de Volta, consistia em discos de zinco e cobre sobrepostos de forma alternada uns sobre os outros. Entre cada disco havia panos embebidos em ácido sulfúrico e um fio condutor era ligado ao polo negativo e outro ao positivo. Dessa forma, por meio de processos químicos energia elétrica era gerada. A invenção passou a ser conhecida como pilha posteriormente.

 

A pilha de Volta

 

4 – Por conta da invenção e da interpretação correta do ocorrido, Volta se tornou famoso mundialmente. Em 1801 foi chamado por Napoleão para apresentar sua pilha para o Imperador francês. Durante o domínio napoleônico da Itália, o cientista ganhou o cargo de senador e o título de Conde. Ainda lecionou na Universidade de Paris até 1810. Retornando a sua terra natal, foi nomeado professor na Universidade de Pádua.

 

Uma gravura do século 19 retrata Alessandro Volta e sua bateria elétrica.

 

5 – Por não se importar com a fama ou com a política, Alessandro Volta teve uma vida tranquila e viveu muito para os padrões da época. Morreu em 1827, aos 82 anos, na sua cidade natal. O físico italiano foi um dos precursores no estudo da eletricidade e da eletroquímica. A unidade elétrica básica, o volt, foi nomeado em sua homenagem no ano de 1881.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas