Acontecimentos

5 fatos sobre a Batalha de Los Angeles

Conheça mais sobre esse evento polêmico

 

1 – Na madrugada entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 1942 um evento muito peculiar ocorreu nos céus da cidade norte-americana de Los Angeles. Segundo as fontes mais conhecidas, o Exército Americano utilizou forte artilharia antiaérea contra um suposto inimigo que sobrevoava o espaço aéreo da cidade. Para alguns foi um alarme falso começado por balões meteorológicos, para outros foi um evento de atividade extraterrestre.

 

Mapa da época com todos os locais de onde mísseis foram disparados.

 

2 – Três meses antes os Estados Unidos havia entrado na Segunda Guerra Mundial, após o ataque japonês na base de Pearl Harbor (saiba mais aqui). Um dia antes do ocorrido, um depósito e refinaria de petróleo tinha sido atacada por um submarino da Marinha japonesa. Provavelmente, esses ocorridos ajudaram a construir a situação que aconteceu nesta madrugada no final de fevereiro de 1942.

 

Página do Los Angeles Times de 26 de fevereiro de 1942.

 

3 – Segundo as fontes oficiais do governo norte-americano, um alarme falso provavelmente ocasionado por um balões meteorológicos foi acionado em Los Angeles. Pensando ser um ataque aéreo japonês, a Marinha e o Exército americanos acionaram as sirenes de ataque, um blecaute foi começado na cidade pelos militares e apenas os canhões de luz iluminavam os céus do município. O pânico se instalou na localidade, tendo 2 pessoas morrido de ataques cardíacos e 3 em decorrência de acidentes de carro.

 

Na coluna central, o Los Angeles Times pede “Information, please”.

 

4 – Às 3:16 da manhã foi autorizado o uso de artilharia antiaérea, que continuou até às 4:14. Carros e edifícios foram danificados pelos fragmentos dos pesados armamentos usados na “defesa” da cidade. Apenas por volta das 7 da manhã o blecaute foi cancelado e a ameaça foi classificada como acabada. O incidente teve grande repercussão na mídia norte-americana e teve o inquérito finalizado apenas em 1983 pela Força Aérea.

 

A primeira manchete. Quem seriam os inimigos?

5 – Para muitas pessoas, o acontecimento foi um episódio de atividade extraterrestre. Segundo os ufólogos (quem estuda aparições de ETs), uma foto publicada no jornal Los Angeles Times demonstra uma nave alienígena focada pelos canhões de luz usados na “defesa” da cidade. O mais provável é que o medo coletivo causado pelos recentes ataques japoneses e pela entrada dos Estados Unidos na Guerra, algum tipo de espionagem japonesa ou os balões metereológicos no ar ocasionaram o alarme que criou essa lenda. Um filme de 2011 baseado nessa história foi lançado, também chamado de “Batalha de Los Angeles”.

  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas