Pessoas

5 fatos sobre Cícero

Entenda mais sobre a vida desta grande personalidade romana

 

1 – Marco Túlio Cícero foi um político, filósofo e escritor romano nascido em 3 de janeiro de 106 a.C.. Sua influência na literatura e filosofia ocidentais foi gigantesca. Suas obras tiveram papel importantíssimo no Renascimento e no Iluminismo. Foi um filósofo e escritor eclético, escrevendo sobre os mais diversos temas políticos, sociais, filosóficos e legais. Esse fato contribuiu para aumentar sua fama. Natural de Arpino, na Itália, estudou grego, oratória, filosofia e direito romano com os melhores professores da época.

 

cicero

Ilustração representando Cícero jovem

 

2 – Entre os 17 e os 19 anos fez breve carreira militar para subir seu status social. Tinha vontade de entrar na política e para isto, precisava de experiência no exército durante a juventude. Sua carreira como advogado começou por volta de 83 a.C., mas sua fama só veio três anos depois, quando defendeu um acusado de assassinato que fora diretamente processado por Sila (ou Sula), o ditador romano. Cícero conseguiu a absolvição do réu e para não ser perseguido pelo líder de Roma, fugiu para a Grécia por dois anos.

 

3 – Com a morte de Sila, retornou e foi admitido no cargo de questor (tipo de administrador das finanças públicas) na Sicília. Nesse período ganhou a alcunha de melhor orador de Roma. Em 69 a.C. se tornou Edil (encarregado da infra-estrutura, abastecimento e policiamento de uma cidade) e em 66 a.C. foi nomeado pretor (magistrado de justiça), com apenas 40 anos.

 

Cícero ficou imortalizado em Roma por sua impressionante oratória

 

4 – Em 63 a.C. conseguiu chegar ao topo da carreira na política romana: chegou ao cargo de Cônsul (encarregado do Poder Executivo). Nesse período descobriu um complô para assassiná-lo e derrubar a República Romana. Cícero acusou o senador Lúcio Catilina do plano e em discursos no Senado conseguiu que ele fosse acusado e condenado. 5 anos após este episódio, o jurista romano se exilou na Grécia após acusações do Senado contra sua pessoa, porém, um ano depois foi readmitido em Roma.

 

5 – Na década de 50 a.C. focou em escrever e aprimorar seu conhecimento. Ainda foi procônsul (governador) da província romana da Cilícia. Em 49 a.C. Júlio César assume o poder como ditador de Roma e Cícero que apoiava Pompeu fugiu mais uma vez, dessa vez para onde hoje é o território da Albânia. Com o assassinato de César em 44 a.C., o político romano voltou mais uma vez triunfantemente para a capital. No período de instabilidade se tornou o principal adversário de Marco Antônio, um dos membros do segundo triunvirato (saiba mais aqui). Com o aumento do poder do triúnviro, Cícero foi obrigado a fugir novamente, mas desta vez, foi traído e encontrado quando estava tentando embarcar para a Macedônia. Morto pelos seus perseguidores, foi decapitado e teve suas mãos cortadas. Seu corpo ficou exibido no Fórum Romano. Tinha 63 anos de idade.

 

cicerou

O filósofo e político romano foi uma grande inspiração para os renascentistas e para os iluministas
  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas