Pessoas

5 fatos sobre Coco Chanel

Conheça mais sobre essa estilista e empresária francesa

 

1 – infância e juventude

Gabrielle Bonheur Chanel, mais conhecida como Coco, foi uma estilista e empresária francesa nascida em 19 de agosto de 1883. Natural de Saumur, cidade localizada na região de Loire, era filha de uma lavadeira e de um vendedor. Quando tinha apenas 6 anos, ficou órfã de mãe. Sem condições, seu pai deixou ela e mais quatro irmãos em um orfanato. Perto dos 20 anos deixou o local para trabalhar.

 

Chapéu Chanel usado por Gabrielle Dorziat, Les Modes, maio de 1912.

 

2 – Vida adulta

Gabrielle trabalhou como balconista e em uma loja de tecidos, onde aprendeu a costurar. Entre 1905 e 1908 foi cantora em um café, onde conheceu vários homens que a cortejavam. Neste trabalho adotou o nome Coco Chanel. Primeiro namorou um oficial francês e depois o milionário inglês Arthur Capel, que lhe ajuda a abrir seu primeiro empreendimento, uma chapelaria, em 1910. Com os contatos conseguidos através dos amantes e dos amigos, aliado a seu grande talento, logo abriu filiais em mais duas cidades.

 

Aroma de assinatura da casa de Chanel, Chanel n º 5.

 

3 – Crescimento

Nos anos 20, Coco já era famosa na França, e tinha expandido seus negócios para a moda em geral. Inspirada em roupas masculinas, revolucionou o vestiário feminino, conhecido pela grande quantidade de peças que eram usadas. Em 1922 criou o famoso Chanel n°5, fragrância com um status gigantesco até os dias atuais. Durante os anos seguintes continuou criando novas peças e se manteve em boas condições financeiras.

 

Chanel vestindo uma camisa e calça de marinheiro, 1928.

 

4 – Crise

Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a indústria da moda teve uma grande guerra. Além disso, a Alemanha nazista dominou a França durante mais de 4 anos. Teve que fechar sua empresa e trabalhou como enfermeira durante o conflito. Ainda se envolveu com um oficial alemão, o que a fez ser exilada na Suíça após o fim da guerra. De volta em 1954, reabriu sua grife e logo retomou o sucesso.

 

Coco Chanel em 1970.

 

5 – Anos finais

Nos anos 50, teve um grande ressurgimento. A Chanel acabou se tornando um grande império da Moda. Sua marca começou a vestir celebridades pelo mundo todo com roupas, sapatos, jóias, perfumaria e acessórios. Coco continuou trabalhando ativamente até os 87 anos, quando morreu repentinamente no hotel onde morava em Paris  Morta em 1971, a estilista ainda mantém um status de lenda na alta costura mundial.

  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas