Pessoas

5 fatos sobre Daniel Fahrenheit

Conheça mais sobre esse importante polonês 

 

1 – Informações gerais

Natural de Gdansk (atual Polônia), na República das Duas Nações, Daniel Gabriel Fahrenheit foi um físico e engenheiro polonês, mas de família alemã. Nascido em 24 de maio de 1686, ficou conhecido por inventar o termômetro de mercúrio e uma escala de temperatura. Filho de mercadores, se mudava muito de cidades e acabou conhecendo diversos países durante a juventude.

 

Fahrenheit, o criador da era da termometria de precisão.

 

2 – Juventude e estudos

Quando tinha 15 anos perdeu seus pais por conta de um acidente com cogumelos venenosos. Desse modo, utilizou sua curiosidade sobre as ciência naturais para superar a perda. Fahrenheit começou a estudar e trabalhar em Amsterdam. Sua especialidade era a Química. Após o contato com um famoso físico holandês, abandonou o comércio e focou sua carreira na física experimental.

 

Local de nascimento de Fahrenheit em Gdańsk (Danzig)

 

3 – Cientista

Fahrenheit passou a ser assistente de Willen Gravesande, renomado fabricante de termômetros, barômetros e aerômetros. O físico polonês passou então a aperfeiçoar esses instrumentos e acabou por ultrapassar seu mentor. Em 1709 inventou o termômetro de álcool, enquanto que em 1714, inventou o termômetro de mercúrio, mais preciso que todos os outros da época, e ainda utilizado em menor escala nos dias atuais

 

Um termômetro médico de mercúrio em vidro. O termômetro de mercúrio em vidro de Daniel Fahrenheit era muito mais confiável e preciso do que qualquer outro que já existia antes, e os termômetros de mercúrio usados ​​atualmente são feitos da maneira que Fahrenheit inventou.

 

4 – A escala Fahrenheit

Em 1724, o físico desenvolveu sua própria escala de temperatura, conhecida como Fahrenheit. Diferente da escala Celsius, o ponto de ebulição da água é de 212°F e o de fusão 32°F. Esta descoberta se deu após estudos com água, gelo, sal e amônia. Essa escala é ainda hoje utilizada em muitos países europeus e suas antigas colônias. No mesmo ano, Fahrenheit acabou sendo indicado para a Royal Society de Londres, a mais renomada academia de ciências da época.

 

As escalas Celsius e Fahrenheit

 

5 – Morte

Daniel Fahrenheit acabou falecendo em Haia, Holanda, em setembro de 1736. O físico polonês tinha apenas 50 anos de idade. A causa da sua morte foi o envenenamento pelo mercúrio que utilizava em suas experiências. Pouco se sabe sobre sua vida pessoal na vida adulta, mas seu legado permanecerá para sempre na História.

  • 19
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas