Pessoas

5 fatos sobre François-André Vincent

Conheça mais sobre esse pintor francês

 

1 – Informações gerais

Nascido em 30 de dezembro de 1746, François-André Vincent foi um pintor francês que ficou marcado na história da arte francesa. Ele ficou considerado por ser um dos principais líderes do movimento neoclássico, principalmente por ter produzido obras de alto padrão, além de ter inovado nos temas da arte.

 

A lição da lavoura (1793-98). Museu de Belas Artes de Bordeaux.


2 – Estudos e começo do seus trabalhos

Filho do miniaturista François-Elie Vincent, François-André foi aluno da École Royale des Éleves Protégés. De 1771 a 1775 estudou na Académie de France. Depois ele viajou para Roma, onde ganhou o Prix ​​de Rome em 1768 e pintou inúmeros retratos, inspirados no estilo de Jean-Honoré Fragonard. Ele também foi influenciado pela arte da antiguidade clássica, pelos mestres da Alta Renascença italiana, especialmente Rafael.

 

Belisário (1776). Museu Fabre, Montpellier.

 

3 – Vida adulta

No ano de 1790, foi nomeado mestre em desenhos por Louis XVI da França e dois anos depois se tornou um grande professor dando aulas na Académie royale de peinture ET que fica em Paris. Em 1800 não resistiu aos encantos de Adélaïde Labille-Guiard que também era pintora e se casaram.

 

Retrato de Monsieur Bergeret de Grancourt (1774). Museu de Belas Artes, Besançon.



4 – Anos finais

Em 1795, ele foi um dos membros fundadores da Académie des beaux-arts – parte do Institut de France e sucessor da Académie Royale. No final de sua vida ele pintou menos devido a problemas de saúde, mas continuou receber honras oficiais. Veio a falecer em 4 de agosto de 1816 e foi enterrado no cemitério de Père-Lachaise, o maior cemitério parisiense e um dos mais famosos do mundo. Ele foi condecorado com a Legião de Honra (instituído em 19 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte, A Ordem Nacional da Legião de Honra é a instituição que é encarregada de conceder a mais alta condecoração honorária na França.).

 

Marquês de La Galaizière fez chanceler da Lorena no Château de Meudon por Stanisław Leszczyński

 

 

5 – Algumas obras importantes dele:

 

Alcibades sendo ensinado por Sócrates, por François-André Vincent

 

O salto de William Tell (Tellensprung) do barco de seus captores nos penhascos de Axen

 

Sacerdote grego, por François-André Vincent

 

François-André Vincent – La Leçon de labourage (A lição de lavra)

 

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas