Pessoas

5 fatos sobre Johan Runeberg

Conheça melhor este importante poeta finlandês

 

1 – Johan Ludvig Runeberg foi um poeta finlandês nascido em 5 de fevereiro de 1804. Quando nasceu, sua cidade fazia parte do Império Sueco (saiba mais aqui) e sua família era falante da língua sueca. Em 1809 sua terra natal passou a fazer parte do Impeério Russo. Estudou na Universidade de Âbo, mas teve que se mudar para o interior como tutor de uma família abastada. Nesse momento aprendeu a amar a paisagem da Finlândia (saiba mais aqui) e seu povo.

 

Um jovem Runeberg

 

2 – Voltando para os centros urbanos, conseguiu se tornar mestre em filosofia em 1827. Ainda inspirado por sua morada na Finlândia rural, Runeberg escreveu seu primeiro livro de poemas em 1830. Em 1837 se mudou para Porvoo, cidade na qual morou até o fim da vida. Se casou com Fredrika Runeberg, com quem teve oito filhos.

 

3 – Se especializou em poesias épicas. Entre 1848 e 1860 escreveu “As Lendas do Alferes Ståhl” (Fänrik Ståhls Sägnerem em sueco e Vänrikki Stoolin tarinat em finlandês), que representava a grandeza dos finlandeses na terrível Guerra da Finlândia (1808-1809), que fez o país se tornar parte do Império Russo e sair das mãos da Suécia. A primeira poesia dessa obra, “Nossa Terra” (“Vårt land” em sueco, “Maamme” em finlandês), se tornou posteriormente o hino nacional da Finlândia.

 

Um dos seus poemas se tornou o hino nacional da Finlândia

 

4 – Em Porvoo, Runeberg ensinou Latim até 1857. Desde 1854 a juventude da sua cidade se reunia em frente a sua casa para cantar os parabéns para o poeta em seu aniversário. Em 1863 foi acometido por um derrame cerebral que o deixou parcialmente paralisado e não permitiu que escrevesse mais. Acabou falecendo em 1877, aos 73 anos de idade.

5 – Johan Runeberg acabou se tornando o poeta nacional da Finlândia, mesmo sendo um falante do sueco. O dia do seu nascimento (5 de fevereiro) é uma data comemorativa nacional dos finlandeses. Vários de seus poemas foram adaptados para a música erudita pelo grande compositor Jean Sibelius, o maior expoente da música finlandesa. Uma grande estátua sua foi esculpida pelo próprio filho, Walter, no centro de Helsinki, capital finlandesa.

 

Estátua de Johan Runeberg em Helsinki
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas