
5 fatos sobre Norman Foster
Conheça mais sobre esse famoso arquiteto britânico
1 – Infância e Juventude
Robert Foster Norman é considerado o maior construtor de edifícios de escritórios do Reino Unido. Ele nasceu em 1º de junho de 1935. Seus pais eram trabalhadores muito esforçados, ao ponto que muitas vezes eles colocavam Foster para ser cuidado pelos seus vizinhos ou outros membros da família. Foi seu pai, Robert, que alimentou o interesse do filho em engenharia e design. Foster ficou fascinado com a engenharia e o processo de projetar, e de acordo com ele, foi isso que o levou a perseguir uma carreira projetando edifícios.

2 – Educação
Em uma entrevista em 1999, Foster disse que ele sempre se sentiu “diferente” na escola, foi intimidado e se aposentou no mundo dos livros. Ele se considerava quieto e desajeitado em seus primeiros anos. Ele deixou a escola aos 16 anos. Depois de ter sido dispensado do Serviço Nacional da Força Aérea Real, ele frequentou a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Manchester . e se formou em 1961.

3 – Projetos
Nos anos 80, ele projetou o HSBC Main Building, em Hong Kong, além da sede da Bloomberg em Londres, do Monaco Yacht Club e o centro de tecnologia da McLaren, sem contar do Apple Campus em Cupertino. Atualmente ele está projetando a maioria das lojas da Apple. Hoje, a Foster + Partners procura criar edifícios eficientes como a sede da Swiss Re London em Londres, na qual as paredes deixam entrar ar para resfriamento passivo e, em seguida, soltam-no à medida que ele se aquece.

4 – Dia atual
Foster atualmente faz parte do Conselho de Administração do artigo 25 de caridade arquitetônica, que projeta, constrói e gerencia edifícios inovadores, seguros e sustentáveis em algumas das regiões mais inóspitas e instáveis do mundo. Ele também esteve no Conselho de Administração da Fundação de Arquitetura. Ele criou recentemente a Fundação Norman Foster, que promove o pensamento e a pesquisa interdisciplinares para ajudar as novas gerações de arquitetos, designers e urbanistas a antecipar o futuro.

5 – Reputação
Foster tem uma reputação por projetar edifícios de escritórios. Em setembro de 2007, ele recebeu o Prêmio Aga Khan de Arquitetura, o maior prêmio de arquitetura do mundo, pela Universidade de Tecnologia Petronas, na Malásia. Em 1999, Foster foi premiado com o Pritzker Architecture Prize, muitas vezes referido como o Prêmio Nobel de arquitetura. Em 2009, ele recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria Artes. Ele acredita que atrair jovens talentos é essencial e está orgulhoso de que a idade média das pessoas que trabalham para a Foster and Partners é de 32 anos, assim como foi em 1967.

