Pessoas

5 fatos sobre Nuno Álvares Pereira

Conheça mais sobre esse importante general português

 

1 – Juventude

Nuno Álvares Pereira foi um nobre e general português na Idade Média, além de ser santo da Igreja Católica. Nascido em 24 de junho de 1360, era natural de Bonjardim. Filho de um cavaleiro da Ordem dos Hospitalários, com apenas 13 anos foi aceito na corte do rei D. Fernando e da rainha D. Leonor. Ainda na adolescência foi transformado em cavaleiro. Contrariando sua vontade de se manter casto, seu pai arranjou seu casamento com D. Leonor de Alvim, uma viúva de 20 anos sem filhos e rica. Na época do seu matrimônio tinha apenas 16 anos.

 

Réplica da espada de D. Nuno Álvares Pereira na igreja de Flor da Rosa, no concelho do Crato.

 

2 – A crise

Da sua união, teve três filhos, dos quais apenas Beatriz chegou a idade adulta e se tornou princesa posteriormente. Em 1383, o rei Fernando morreu, e apenas a sua filha, casada com o monarca de Castela, poderia lhe suceder. No entanto, muitos nobres portugueses não aceitavam perder a independência. Destes, se destacou D. João de Avis, amigo pessoal de Nuno Álvares Pereira. O líder da resistência portuguesa, meio-irmão bastardo do rei que morrera recentemente,  o indicou como condestável – líder do exército português.

 

Estátua de Nuno Álvares Pereira, do escultor Leopoldo de Almeida, em frente ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, situado no concelho da Batalha.

 

3 – A guerra

Os portugueses inicialmente estavam divididos, com muitos membros da nobreza apoiando a causa castelhana. No entanto, aos poucos, D. João foi convencendo os outros nobres a defenderem a independência portuguesa frente o rei de Castela. Uma guerra se iniciou e Portugal foi atacado pelos poderosos exércitos do reino vizinho, além dos seus aliados franceses e mercenários. Nuno Álvares Pereira começou a demonstrar seu grande potencial como estrategista ao derrotar com a infantaria e arqueiros um batalhão de cavalaria pesada dos castelhanos. Essa foi uma das primeiras vitórias do tipo na História, que se tenha notícia. Em abril de 1385, D. João foi coroado, mas a guerra ainda não havia terminado.

 

Nos últimos anos da sua vida Nuno Álvares Pereira recolheu-se no Convento do Carmo, onde morreu.

 

4 – A vitória

Em agosto de 1385, sua genialidade militar deu a Portugal a vitória na Batalha de Aljubarrota (saiba mais aqui), que praticamente selou o destino no conflito. Em outubro do mesmo ano venceu a Batalha de Valverde, já em território de Castela, onde se conta que só entrou no final da contenda por estar em oração durante horas. Após mais esta vitória, os castelhanos preferiam fazer saques e táticas de emboscada ao enfrentar Nuno Álvares Pereira em campo aberto. D. João I de Avis conseguiu uma trégua e pelos serviços prestados, deu inúmeras terras e bens para o condestável. Homem de princípios, distribuiu muitas de suas posses para seus vassalos após a morte da esposa em 1387.

 

Estátua em Flor da Rosa um dos locais apontados como sua terra natal. Em Honra à sua beatificação. nota: a data inscrita na placa desta estátua é incorrecto.

 

5 – Últimos anos

Em 1401, presenciou o casamento da sua filha Beatriz com D. Afonso, Duque de Bragança e filho ilegítimo do rei. Ainda na vida militar, participou da conquista de Ceuta (saiba mais aqui), em 1415. Recebeu a proposta de governar o novo território português, mas se recusou pois pretendia seguir a vida religiosa. Antes de se tornar monge, distribuiu seus bens para os netos. Os bens que lhe restaram deu a Ordem Carmelita, além de ter ordenado a construção do Mosteiro do Carmo. Ao se tornar frei Nuno em 1423, desistiu de todos os seus títulos de nobreza e passou a pedir esmola nas ruas como qualquer outro membro da congregação. Acabou morrendo em 1431, aos 71 anos de idade. Sua fama em Portugal se manteve muito grande, o que fez com que fosse beatificado em 1918. Sua canonização só veio em abril de 2009. O novo santo português foi canonizado como São Nuno de Santa Maria.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas