Pessoas

5 fatos sobre Omar Sharif

Conheça mais sobre importante ator 

 

1 – Natural de Alexandria, no Egito, Omar Sharif nasceu em 10 de abril de 1932 com o nome de Michel Demitri Shalhoub. A mudança ocorreu quando se converteu para o islamismo para poder se casar com a atriz Faten Hamama em 1954. Era filho de uma família católica com ascendência libanesa. Na juventude se formou em Matemática e Física pela Universidade do Cairo. Depois foi ajudar a família nos negócios.

 

Com Geraldine Chaplin em Doctor Zhivago (1965)

 

2 – Antes de estrear no cinema, foi estudar Teatro e atuação em Londres. Começou atuando em 1954 no Egito. Nessa mesma época mudou seu nome para Omar Sharif, como dito anteriormente. Até 1961 permaneceu desconhecido do cinema ocidental, até que surgiu uma grande oportunidade no ano seguinte: um papel de coadjuvante em Lawrence da Arábia (1962), filme que obteve grande sucesso mundial e venceu diversos Oscar.

 

Omar Sharif em 1963

 

3 – Neste papel inicial no cinema ocidental já concorreu ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, além de faturar o Globo de Ouro na mesma categoria. Em 1963 foi vencedor do prêmio de ator revelação na mesma premiação. Em 1965 foi o protagonista no clássico Dr. Jivago, pelo qual venceu mais um Globo de Ouro. Em 1968, Sharif entrou em uma grande polêmica no seu país ao ser o par romântico de Barbra Streisand, uma atriz judia.

 

Sharif jogando contract bridge em Netherlands, 1967.

 

4 – Entre os anos 70 e 80 não fez muitos filmes de sucesso. O próprio falou que fazia essas escolhas de filme para ganhar dinheiro para manter seus vícios em apostas e em corridas de cavalo. Nesta época, Sharif recorreu inclusive a telefilmes. Apenas em 1999 conseguiu outro papel de destaque, em O 13° Guerreiro, no qual saiu muito desapontado com as filmagens e decidiu se afastar da profissão.

 

Sharif no Festival de filme em Venice, 2009.

5 – Apenas em 2003 retornou ao estrelato após o belo trabalho no filme francês Monsieur Ibrahim. Por esta atuação venceu o Prêmio César de melhor ator. Ainda atuou em diversos filmes. No final da vida foi diagnosticado como portador de Mal de Alzheimer. Morreu em julho de 2015, aos 83 anos de idade. Omar Sharif sofreu um ataque cardíaco, muito relacionado aos vários anos como fumante compulsivo.  

  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas