Pessoas

5 fatos sobre Piotr Ilitch Tchaikovsky

Conheça mais sobre esse famoso músico russo

 

1 – Natural de Votkinsk (atual Tchaikovsky), na Rússia, Piotr Ilitch Tchaikovsky foi um compositor e maestro responsável pela criação de diversas óperas, balés e concertos ainda muito populares hoje em dia. Nasceu em 7 de maio de 1840. Filho de um engenheiro do exército, teve educação nas artes desde a infância, por incentivo dos pais. Com seis anos já era fluente em alemão e francês (sua mãe era de origem francesa). Na infância já tocava órgão e lia partituras como professores experientes.

 

Tchaikovsky em sua adolescência. (1863)

 

2 – No entanto, seu talento teve que esperar um pouco para ser reconhecido. Aos 10 anos, iniciou os estudos para se tornar um advogado no futuro. Na Academia Imperial de Jurisprudência, estudou até 1859, quando se formou com 19 anos. Nesse meio tempo, teve um forte abalo emocional, ao perder a mãe para a cólera, em 1854. Como todo mal traz um bem, foi nessa época que Tchaikovsky fez sua primeira composição. Adentrou no Ministério da Justiça logo após sua graduação, mas não gostava do trabalho, tendo vários episódios depressivos.

 

A família Tchaikovsy em 1848.

 

3 – Em 1863 decidiu largar seu posto e se dedicar exclusivamente à música. Permaneceu como aluno do Conservatório de São Petersburgo por 3 anos.Após formado, aceitou o cargo de professor no Conservatório de Moscou, onde compôs suas primeiras sinfonias. Perfeccionista, Tchaikovsky fez diversas óperas no final da década de 1860, mas as destruiu por não ter gostado do resultado final. Nos anos seguintes suas composições ganham fama na Europa, o que faz o músico russo viajar pelo continente e conhecer diversos nomes importantes da sua geração, além de vários ídolos que o influenciaram.

 

Anton (direita) e Nikolay Rubinstein (1910).

 

4 – Em 1876, conhece a Baronesa von Meck, que o patrocinou por vários anos. Nesta época compõe “O Lago dos Cisnes”, uma das suas obras mais famosas. Em 1877, casou-se com Antonina Milyukova, uma ex-aluna que era apaixonada por ele. Tchaikovsky decidiu pelo casamento para acobertar sua homossexualidade. A união de fachada ocorreu durante uma grande crise depressiva e existencial do compositor. Viveram pouco tempo juntos, tendo o casamento durado 15 anos, sem nenhum filho e praticamente sem nenhum contato entre o casal, que na maioria do tempo morava em locais diferentes. Em cartas, escreveu: “Somente agora, após meu casamento, começo a entender que nada é mais inútil do que não querer assumir como somos”.

 

Foto de Antonina e Tchaikovsky durante a sua lua de mel, em 1877.

5 – Em 1878 largou seu cargo de professor em Moscou para seguir apenas como compositor. Voltou a compor óperas e sinfonias. Na sua fase final apresentou “A Bela Adormecida” e “O Quebra-Nozes”, balés muito conhecidos até os dias atuais. Tchaikovsky morreu em 1893, aos 53 anos de idade. A causa oficial do falecimento é a cólera. Mas alguns biógrafos afirmam que o músico russo se matou ao ser descoberto que ele tinha um relacionamento com seu sobrinho de 17 anos. O envenenamento por arsênico teria sintomas parecidos com a doença apontada anteriormente. Esses fatos não são confirmados, mas o que fica é a genialidade do compositor russo.

 

 

“O Lago dos Cisnes”, uma das suas obras mais famosas.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas