5 fatos sobre René Goscinny

Conheça mais sobre esse quadrinista francês

 

1 – Infância e juventude

René Goscinny foi um famoso quadrinista francês nascido em 14 de agosto de 1926. Natural de Paris, se mudou com a família para Buenos Aires com apenas 2 anos de idade. Desde novo demonstrava talento para as artes, o que fez com que alguns dos seus desenhos fossem publicados na revista da escola. Pouco depois de se formar no colégio, seu pai morreu inesperadamente, o que fez com que aceitasse um trabalho de assessor contábil em uma fábrica de pneus.

 

 

O escritor de co-criadores de Asterix, René Goscinny (à esquerda) e o artista Albert Uderzo (à direita) com seu famoso personagem

 

2 – Estados Unidos

Logo saiu do primeiro emprego para trabalhar com algo que gostava: ser ilustrador de uma agência publicitária. Contudo, este serviço não deu certo, o que fez com que Goscinny aceitasse o convite de um tio para morar em Nova York. Ele e sua mãe se mudaram, mas logo o jovem desenhista foi convocado para a Segunda Guerra Mundial. De fato, ele nunca entrou em combate, tendo apenas viajado para a França. Quando chegou na sua terra natal, o conflito estava praticamente finalizado.

 

Harvey Kurtzman, John Severin e René Goscinny em 1948

 

3 – A carreira dá um salto

Após anos batalhando para achar um bom emprego como artista, Goscinny foi trabalhar como assistente em um estúdio de criação. Neste emprego conheceu Morris, o criador dos quadrinhos Lucky Luke. Este encontro faria o jovem desenhista colaborar por 20 anos com o novo amigo. No começo dos anos 50, seus trabalhos chamaram a atenção de diretores de grandes editoras, o que o fez voltar para Paris.

 

O elenco de Asterix

 

4 – Trabalhos de sucesso

Assim que chegou na Agência Dupuis, Goscinny conheceu o cartunista Albert Uderzo, o seu principal colaborador nos anos seguintes. Dentre seus primeiros trabalhos originais está Humpá-Pá (Oumpah-Pah, em francês), uma tirinha sobre um indígena. Em 1955 começou de fato a parceria com Morris em Lucky Luke. Neste mesmo ano fundou a própria editora com alguns colegas. Em 1959, em colaboração com Uderzo, criou os quadrinhos de Astérix, o Gaulês, sua obra mais famosa.

 

Lápide de René Goscinny em Nice.

 

5 – Fama

Com o tempo, Goscinny e Uderzo acabaram sendo reconhecidos em toda a França, depois na Europa e posteriormente no mundo todo. Ambos receberam diveros prêmios por suas criações. Astérix, que sempre era acompanhado por seu amigo Obélix, se tornou uma das revistas em quadrinho de maior sucesso no mundo. Nos anos 70, iniciaram o projeto de transformar a historinha do gaulês em filmes animados. Novamente foram bem-sucedidos. Por conta da rotina cansativa e descuido com a saúde, o desenhista faleceu em novembro de 1977, com apenas 51 anos de idade.

  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •