Pessoas

5 fatos sobre Richard Willstätter

Conheça mais sobre esse químico alemão

 

1 – Infância e juventude

Richard Martin Willstätter foi um químico alemão nascido em 13 de agosto de 1872. Natural de Karlsruhe. Após estudar na cidade natal e em Nuremberg, foi cursar a faculdade de Química na Universidade de Munique. Com apenas 22 anos se tornou doutor após uma tese sobre a cocaína. Depois, se tornou assistente de Adolf von Baeyer, renomado pesquisador do final do Século 19.

 

Willstätter, Richard (1872-1942)

 

2 – Professor

Entre 1902 e 1905 se tornou professor assistente me Munique, onde estudava os alcalóides e suas propriedades. Em 1905 conseguiu um emprego como professor da Universidade de Zurique, onde iniciou seus estudos sobre a clorofila. Ainda na cidade suíça Willstätter, descobriu a semelhança entre a substância presente nas plantas e a hemoglobina existente no sangue.

 

Universidade de Zurique.

 

3 – Nobel

Entre 1912 e 1915, Willstädter foi professor na Universidade de Berlim, onde continuou sua pesquisa relacionada à clorofila e outros pigmentos vegetais. No seu ano final na capital alemã, foi premiado com o Prêmio Nobel de Química (saiba mais aqui) por seu trabalho acerca da estrutura das substâncias das plantas. Ele seguiu os caminhos do seu tutor Baeyer, vencedor da mesma condecoração em 1905.

 

 

O Nobel de Química é um dos cinco Prêmios Nobel criados a partir de Alfred Nobel em 1895.

 

4 – De volta a Munique

Em 1916, Willstädter sucedeu seu antigo professor na Universidade de Munique. Com a ajuda de um colega, tentou desenvolver um tipo de máscara de gás durante a Primeira Guerra Mundial. Por toda a década de 20 pesquisou sobre as enzimas e suas propriedades, mas errou ao dizer que essas substâncias não eram protéicas. Mesmo equivocado, a teoria que defendia foi acreditada até os anos 30.

 

Alemães improvisam máscara de gás para cavalo.

 

5 – Anos finais

Em 1924, se demitiu da Universidade por conta do preconceito por ser judeu. Continuou suas pesquisas de forma privada em Munique até 1939, quando fugiu para a Suíça com o começo da perseguição do regime nazista aos judeus. Richard Willstädter morreria três anos depois na pequena cidade de Locarno, com 69 anos de idade.

  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas