Lugares

5 fatos sobre a Universidade de Coimbra

Saiba mais sobre essa grande instituição portuguesa

 

1 – Criada através de um decreto real do rei D. Dinis I em 1 de março de 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga instituição universitária de Portugal e a 16° em antiguidade no mundo. Local de prestígio, educou a nobreza e a burguesia portuguesa, além de ter fundamental importância para os poucos intelectuais brasileiros na época colonial. Teve início ainda em Lisboa, se mudando para Coimbra em 1308. 30 anos depois retornou para a capital portuguesa, mas em 1354 foi realocada no atual lugar novamente. Voltou para Lisboa em 1377. A mudança definitiva para Coimbra ocorreu em 1537, por ordem do rei D. João III.

 

Brasão de Coimbra

 

2 – Situada no histórico Paço das Escolas (antigo Paço Real da Alcáçova), a universidade é uma das mais tradicionais e conceituadas do mundo. Seu papel na formação de Portugal é inegável. Atualmente conta com 3 campi, 8 faculdades, 18 bibliotecas, 2 estádios e um jardim botânico. Ainda há outros edifícios culturais, de ensino, pesquisa e extensão. São 35 cursos de graduação, 14 especializações e MBA, 129 mestrados e 78 doutoramentos diferentes. Coimbra possui cerca de 8500 graduandos, 10500 mestrandos e 2500 doutorandos. Somando todos os discentes, há cerca de 24 mil estudantes.

 

Famoso Paço das Escolas, local inicial da universidade

 

3 – Há quase 3000 docentes na universidade, que somados aos 1300 funcionários, formam o pessoal capacitado de Coimbra. A instituição possui 40 centros de pesquisa e um orçamento que passava dos 160 milhões de Euros em 2015. Mesmo que os estudantes paguem mensalidades, a entidade de ensino superior é pública. Com o passar dos anos, universidades como a de Lisboa e a do Porto parecem ter ultrapassado Coimbra em excelência acadêmica nos rankings internacionais do tipo.

 

Vista aérea da Universidade de Coimbra

 

4 – Mesmo sendo tão antiga e tradicional, a instituição não esqueceu do cenário global, recebendo alunos de todo o mundo. Entretanto, o foco da universidade é em estudantes de países que falam a língua portuguesa. Há facilidade principalmente para brasileiros. Porém, jovens da África lusófona e do timor Leste também tem programas específicos para eles. No caso brasileiro, o interessado pode se candidatar com a nota do ENEM. Há notas mínimas por serem alcançadas e uma lista extensa de pré-requisitos para serem cumpridos. A anuidade de Coimbra custa 7000 Euros, que pode ser dividida em até 10 vezes. As taxas de matrícula, de inscrição e de aptidão física são baratas, não passando de 50 Euros.

 

O traje típico dos estudantes de Coimbra

 

5 – Em 2013, a instituição se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO. A tradição e a antiguidade não impediram a Universidade de Coimbra de se desenvolver e se modernizar. Para quem viaja para Portugal, uma visita a este lugar histórico é imperdível. Abaixo listamos alguns links importantes para conhecer melhor essa entidade. Para quem se interessa em estudar fora do Brasil, é uma boa oportunidade, mas é preciso saber que há custos e dificuldades para ser um estudante lá. Confira!

 

Site Oficial da Universidade de Coimbra

Informação para candidatos brasileiros

Passo a passo para candidatos brasileiros

Pré-requisitos para se candidatar a uma vaga

Taxas e custos para estudantes estrangeiros

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas