Pessoas

6 curiosidades sobre Eusébio

Conheça mais sobre esse grande futebolista

1 – Eusébio da Silva Ferreira foi um grande futebolista natural de Maputo, capital de Moçambique, mas que ficou conhecido pelo Benfica e pela Seleção Portuguesa. Nascido no dia 25 de janeiro de 1942, é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Era filho de um ferroviário branco angolano e de uma dona de casa negra moçambicana.

Pelé (à esquerda), Brian Joy (centro) e Eusébio, se cumprimentam antes da partida entre o New York Cosmos e o Las Vegas Quicksilver, em abril de 1977

 

2 – Costumava fugir das aulas para jogar futebol com os amigos. Torcedor fanático do Benfica, não foi aceito na filial moçambicana do time. Então, fez um teste na franquia do Sporting da capital de Moçambique. Aprovado, estreou com apenas 15 anos. Ficou neste clube até os 18 anos, marcando mais de 70 gols em pouco mais de 40 jogos. Sua qualidade chamou a atenção dos dois grandes de Lisboa (Benfica e Sporting).

 

Eusébio & Flora (Schiphol, 1972)

 

3 – Segundo diversas fontes, Eusébio tinha a contratação certa com o Sporting, até mesmo por seu time em Moçambique ser ligado ao grande clube português. No entanto, dirigentes do Benfica o aliciaram e o mantiveram em isolamento em um hotel. Ao mesmo tempo, combinaram sua contratação com a mãe. Dessa forma, em dezembro de 1962, o jovem de 18 anos era contratado pelo time que faria história.

 

Eusébio com Neymar, em 2010

 

4 – Pelo Benfica, Eusébio estreou no final de 1960, apenas em jogos amistosos. Por conta de sua chegada tardia, não pôde ser inscrito na Taça dos Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões), ganha pelo seu clube em 1961. No ano seguinte, porém, foi campeão e destaque desse campeonato. Jogou no clube de Lisboa entre 1960 e 1975, vencendo também 11 campeonatos portugueses e 5 taças de Portugal. Em jogos oficiais marcou 473 gols em 440 partidas.

 

Adeptos de vários clubes prestaram homenagem a Eusébio junto à sua estátua.

 

5 – Pela seleção portuguesa o craque, também conhecido como “Pantera Negra”, jogou 64 jogos e fez 41 gols. Seu momento de destaque foi na Copa do Mundo de 1966, quando liderou a equipe a terceira colocação do torneio. Também se sagrou artilheiro da competição com 9 tentos marcados. Após a Copa de 66 tornou-se uma estrela mundial e rivalizava com Pelé na escolha do melhor jogador do mundo.

 

Estátua de Eusébio, à porta do Estádio da Luz.

 

6 – Conhecido por sua incrível velocidade e pelo potente e certeiro chute, Eusébio saiu do Benfica em 1975, após 15 anos de devoção ao clube português. Até o fim da sua carreira, jogou em clubes americanos e times de menor expressão de Portugal. Aposentou-se em 1979, aos 37 anos. Ao todo,incluindo jogos oficiais e amistosos, o “Pantera Negra” marcou aproximadamente 730 gols em 715 jogos. Uma média impressionante. Durante sua longa jornada pelo futebol foi premiado várias vezes, incluindo o título de melhor jogador da Europa e várias vezes artilheiro de diversos campeonatos. Morreu em janeiro de 2014 em decorrência de um ataque cardíaco. Tinha 71 anos de idade e morreu como uma das maiores lendas do esporte mais popular do mundo.  

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas