Pessoas

6 curiosidades sobre Padre Cícero

Saiba mais sobre esta importante figura religiosa brasileira

 

1 – Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero, foi um religiosos cearense nascido em 24 de março de 1844. Natural do Crato-Ce, foi estudar aos 16 anos em Cajazeiras, Paraíba. Dois anos depois teve que retornar para sua cidade natal, pois seu pai havia morrido de cólera. Com 21 anos ingressou no seminário em Fortaleza.

 

Padre Cícero (direita) com um colega de seminário

 

2 – Em 1870, então com 26 anos, foi ordenado padre. No ano de 1872 foi designado como padre de Juazeiro do Norte. Nesta época, o local era apenas um vilarejo pertencente ao Crato. É dito que um sonho o convenceu a se tornar o sacerdote deste lugar assolado pela fome, pobreza e a seca. Com o tempo, reformou a pequena capela do povoado, transformando-a em um bela igreja. Também iniciou forte trabalho pastoral, o que fez com que Padre Cícero ganhasse a simpatia das pessoas da região.

 

Padre Cícero no final do Século 19 ou início do Século 20

 

3 – Sua fama aumentou drasticamente após um suposto milagre que ocorreu em 1889. Durante a comunhão em uma missa, é narrado que uma hóstia sangrou na boca de uma fiel. O fato haveria ocorrido várias vezes, todas as vezes que a mesma mulher tentava comungar. Em pouco tempo, Juazeiro do Norte se tornou um centro de romaria e devoção. Para provar a veracidade dos acontecimentos, duas comissões foram enviadas para o local. A primeira afirmou que havia acontecido um milagre, a segunda disse que era uma farsa. O Bispo do Ceará na época acreditou na última averiguação, suspendendo Padre Cícero de suas funções sacerdotais.

 

Padre Cícero no final do Século 19 ou início do Século 20

 

4 – Em 1898, o religioso tentou retomar sua função de padre, indo a Roma falar diretamente com o Papa. De primeira, Padre Cícero foi absolvido, mas já de volta foi notificado que não poderia mais exercer o sacerdócio. Desse modo, passou a receber os fiéis em sua própria casa e começou a participar da política local. Em 1911 foi eleito o primeiro prefeito de Juazeiro. Em 1914 participou de uma revolta realizada pelos coronéis cearenses que pretendiam reaver à família Accioli o poder no Ceará. Bem-sucedidos, Padre Cícero foi nomeado vice-governador do estado.

 

Em suas atribuições políticas como prefeito de Juazeiro

 

5 – Fortemente ligado ao coronelismo (saiba mais aqui), o religioso tinha como braço direito o médico Floro Bartolomeu. Até o final dos anos 20 manteve sua força política, tendo inclusive se encontrado com Lampião (saiba mais aqui) em 1926. O Rei do Cangaço era devoto do Padre Cícero. Ainda foi prefeito de Juazeiro do Norte, permanecendo no cargo até 1927.

 

Estátua do Padre Cícero na colina do Horto, em Juazeiro do Norte.

 

6 – Com o seu envelhecimento e o surgimento de novas lideranças, foi perdendo espaço gradativamente. A Revolução de 30 que colocou acabou por diminuir demais a força política dos coronéis. Afastado da vida pública, sua fama de santo aumentou ainda mais. Seu status de santo popular aumentou ainda mais após a sua morte em 1934, quando tinha 90 anos de idade. Até hoje há uma grande devoção no Nordeste a figura do Padre Cícero. A cidade de Juazeiro do Norte recebe inúmeras romarias e fiéis todos os anos. Em dezembro de 2015, o religioso cearense foi formalmente perdoado pela Igreja Católica.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas