Pessoas

6 curiosidades sobre Steve Jobs

Conheça mais sobre esse notável empresário 

 

1 – Steven Paul Jobs foi um famoso inventor e empresário das áreas de informática e tecnologia. Ficou conhecido por ser o fundador e presidente da Apple. Nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, na cidade de San Francisco nos Estados Unidos. Filho de estudantes universitários – um rico descendente de sírios e uma descendente de católicos alemães -, a sua gravidez foi indesejada, o que ocasionou o fim do namoro dos pais e a sua futura adoção por um casal com pouco estudo da Califórnia.

 

Casa de infância de Steve Jobs em Los Altos, Califórnia, que serviu como o local original da Apple Computer. A casa foi adicionada a uma lista de locais históricos de Los Altos em 2013.

 

2 – Seu pai adotivo tentou ensiná-lo mecânica de automóveis, além de reformar e vender carros usados, atividades que o jovem Steve Jobs não gostava tanto. No fim dos anos 60 começou a se interessar por eletrônica, conseguindo um emprego na grande empresa HP e fazendo amizade com Steve Wozniak. Com apenas 17 anos saiu de casa para morar com uma namorada. Nesse período conheceu a religião budista, mas também abusou do álcool e das drogas. No mesmo ano entrou na Universidade, a qual só conseguiu pagar por 6 meses. Sem dinheiro, frequentou a faculdade apenas como observador. Adepto do estilo hippie, fazia pequenos bicos para se sustentar, largou a higiene pessoal e começou a seguir dietas.

 

Apple I de 1976.

 

3 – Finalmente, em 1974, Jobs conseguiu um emprego na Atari, que o levou a conhecer a Europa e a Índia, onde fez uma jornada espiritual. Em 1975 retoma sua parceria com Wozniak na empresa de videogames. No ano seguinte ele, seu parceiro e Ronald Wayne fundaram a Apple Computers. Após a venda dos primeiros Apple I, desenvolvidos por Wozniak, a empresa conseguiu angariar 25 mil dólares. A linha de duração foi montada na garagem da casa de Jobs. Em 1977, foi lançado o Apple II, projeto incrivelmente bem-sucedido, que fez a empresa se tornar a Apple Computer Co., comprada por investidores por 250 mil dólares. Em 1978, Steve Jobs teve uma filha com sua antiga namorada, mas não a aceitou de primeira, sendo o caso resolvido na justiça anos depois.

 

Apple Macintosh 512KB. de 1984.

 

4 – Nos anos 80 vieram o Apple Lisa e o Macintosh. Este último foi sucesso de vendas, mesmo com muitas limitações internas. Em 1985, por conta de sua personalidade difícil, Jobs foi demitido pela diretoria, em um raro caso de saída do próprio fundador. Entre 1986 e 1996 foi o fundador e presidente da NeXT, empresa que fabricava softwares. Também em 86, Jobs comprou a Pixar, que em parceria histórica com a Disney, lançaria grandes sucessos do cinema feitos com computação gráfica.

 

Em 1986, Jobs comprou a Pixar.

 

5 – Em 1996, a NeXt foi comprada pela Apple, o que ocasionou o retorno de Steve Jobs a empresa que havia fundado. Se tornou presidente entre 1997 e 2011, levando o empreendimento a novos patamares de grandeza. Por exemplo, em 2001, lançou o iPod, que revolucionou a indústria da música. Em 2003 foi diagnosticado com câncer no pâncreas, só aceitando se operar no ano seguinte.

 

Estátua de Jobs no Graphisoft Park, Budapeste.

6 – Relativamente recuperado da doença, foi o responsável pelo lançamento do iPhone em 2007. Foi o surgimento definitivo dos smartphones. Ainda como presidente da Apple lançou o estilo “netbook” de computadores portáteis e o iCloud, armazenamento em nuvem. Infelizmente, a luta contra o câncer prosseguiu. Em outubro de 2011, Steve Jobs faleceu em decorrência deste mal. Deixou mulher e três filhos do casamento de 20 anos. Sua figura se tornou gigantesca na área de tecnologia e informática, sendo lembrado com louvor até os dias atuais.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas