Pessoas

6 curiosidades sobre Tamerlão

Conheça mais sobre um dos maiores conquistadores do mundo

 

1 – Tamerlão (originalmente Timur) foi um grande conquistador de origem mongol-turca nascido em 8 de abril de 1336. Natural de uma região onde hoje fica o Uzbequistão, era membro de uma tribo de pastores. Na época do seu nascimento, sua família morava nos domínios do Canato Chagatai, um dos quatro territórios originados após a morte de Genghis Khan (saiba mais aqui).

 

Mapa retratando as expedições punitivas de Tamerlão contra as revoltas que eclodiram em seu império entre 1394 e 1395.

 

2 – Não se sabe ao certo qual a razão, mas Tamerlão era mais conhecido como Timur, o manco. Esse fato ocorreu na sua juventude, sendo cogitada as possibilidades de uma queda de um cavalo ou uma flechada na região do quadril. Ficou famoso no Canato Chagatai como ladrão de ovelhas, segundo historiadores da Idade Média. Vivia em um contexto político em que a unidade política era quase inexistente. Cada tribo ou clã governava sua própria área e os governantes tinham pouco poder.

 

Timur derrota o sultão de Deli.

 

3 – Ambicioso, logo se tornou um líder na sua região de origem. Sua ascensão começou de um governador da Transoxiana, província em que nasceu. Depois, por volta de 1370 traiu o seu maior aliado, invadindo a cidade que comandava. Neste momento, se tornou o líder de todo Canato Chagatai. Para aumentar sua legitimidade, forjou um parentesco distante com Genghis Khan e disse que iria retomar as grandes conquistas do antigo imperador mongol.

 

Pintura retratando a visita de Tamerlão a Bayezid I, na prisão.

 

4 – Sob a bandeira do Islã, Tamerlão começou a expandir seus domínios. Era um político muito habilidoso, mas ficou conhecido pela extrema crueldade nas guerras que travou. Mesmo sendo um amante das artes e da religião, dizimou cidades inteiras. Seu próximo passo foi invadir a Pérsia (atual Irã e Afeganistão). Nesse momento surgia o Império Timúrida.

 

O império de Tamerlão em sua máxima extensão até o fim da sua vida em 1405.

 

5 – Nos anos seguintes, Tamerlão conseguiu dominar o sul da Rússia, partes do Paquistão e Índia, o Cáucaso, grande parte da Mesopotâmia. Foi freado pelo Império Otomano, da Turquia, assim como pelos Mamelucos do Egito e Síria. No território indiano, o clima inóspito prejudicou sua campanha. Em 1401 saqueou e destruiu Bagdá e Damasco, importantes cidades do Oriente Médio. É dito que assassinou e escravizou a maioria das populações desses lugares.

 

Estátua de Tamerlão em Samarcanda, Uzbequistão.

6 – Decidiu então invadir a China, dominada pela Dinastia Ming. Em 1405, quando estava voltando para a capital do seu império, Samarcanda, visando reunir suas tropas e suprimentos para a campanha chinesa, Tamerlão faleceu após sofrer com o frio intenso no atual Cazaquistão. Tinha 68 anos de idade. Pouco depois da sua morte, o Império Timúrida sucumbiu. No entanto, vários de seus descendentes continuaram governando reinos na Ásia Central. Um deles, Babur, foi responsável por dominar a Índia e fundar o Império Mogol (ou Mogul), no Século 16.

  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas