Pessoas

6 fatos sobre Carl Wilhelm Scheele

Conheça mais sobre una dos químicos mais importantes da história

 

1 –  Natural da Suécia, Carl Wilhelm Scheele nasceu em 9 de dezembro de 1742. Foi um químico e farmacêutico sueco que descobriu vários elementos da tabela periódica. Sua juventude é pouco conhecida, mas é dito que treinou para ser farmacêutico em três cidades suecas.

 

 

2 – Primeiro trabalhou em Estocolmo (capital do Império Sueco na época), depois ficou 5 anos em Uppsala e em 1775 se estabeleceu em Köping, onde ficou até a sua morte.

 

Scheele era um grande químico experimental

 

3 – Nos períodos em cada cidade não deixava de pesquisar, pois era influenciado pela Alquimia e era apaixonado pela Química. Entre 1772 e 1773 descobriu o oxigênio e o nitrogênio. Joseph Priestley e Lavoisier também reivindicaram a descoberta do oxigênio, mas é quase unanimidade na Academia que o descobridor oficial foi Scheele.

 

 

4 – Ao químico sueco são imputadas as descobertas dos seguintes elementos: cloro, molibdênio, bário, manganês e tungstênio. Quando descobriu o cloro, Scheele achou que era apenas um gás composto por mais de um elemento químico e coube ao britânico Humphry Davy confirmar que era um elemento separado. Davy também levou os créditos da descoberta do Bário cerca de 30 anos depois do químico da Suécia.

 

Infelizmente Scheele morreu em decorrência de suas experiências

 

5 – Scheele não publicava muitas das suas descobertas, o que fez com que muitos dos elementos e compostos aos quais descobriu fossem creditados a outros cientistas. Outro caso foi o do molibdênio: o químico sueco havia descoberto o elemento, mas não possuía um forno que chegasse na temperatura necessária para encontrá-lo. Desse modo, passou a substância para um amigo que realmente após a experiência encontrou um novo elemento químico e ficou com os louros da descoberta.

 

6 – Também são achados de Scheele: o ácido cianídrico, o glicerol e o ácido nítrico. O cientista morreu com apenas 43 anos no ano de 1786, em decorrência da constante exposição a substâncias perigosas sem proteção. Alguns dizem que um vidro contendo ácido cianídrico se quebrou e contaminou Scheele, outros conjecturam que foi envenenamento por mercúrio

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas