Pessoas

6 fatos sobre Johann Sebastian Bach

Conheça mais sobre esse importante músico

 

1 – Natural da pequena cidade de Eisenach, no Sacro Império Romano-Germânico (atual Alemanha), Johann Sebastian Bach foi um grande músico multi-instrumentista, compositor e regente nascido em 21 de março de 1685. Vinha de uma família de músicos: seu pai o ensinou a tocar instrumentos de corda, enquanto seu tio o ensinou o cravo e o órgão. Aos 9 anos perdeu a mãe e aos 10 o pai, o que fez com que se mudasse para viver com o irmão mais velho.

 

Catálogo de alunos matriculados na escola de Ohrdruf, 1700. Bach é o quarto da segunda lista. Stadtarchiv Ohrdruf.

 

2 – Seu irmão trabalhava como organista na cidade de Ohrdruf e ganhava um salário baixo. Por conta disso, Bach batalhou para conseguir um emprego como cantor do coral da cidade. Nesse período foi introduzido nas regras e práticas de composição. Também era um excelente aluno, sendo adiantado na escola. Aos 15 anos saiu da casa do irmão para tentar a vida em Lüneburg. A música neste local era muito mais valorizada. Continuou como cantor do coro da igreja principal da cidade, e complementava a renda cantando nas ruas, em festas e funerais.

 

Casa de Bach em Eisenach.

 

3 – Bach residia na igreja e por sorte do destino, no convento vizinho a sua moradia havia um centro de cultura francesa, onde aprendeu muito sobre a música, o teatro e a própria língua francesa. Aos 17 anos se graduou na escola, e poderia ter entrado na universidade, mas não o quis. Da experiência em Lüneburg fez contatos com músicos importantes e demonstrou seu grande talento, sendo admitido como organista em Weimar. Neste local, ficou apenas um ano, logo se mudando para Arnstadt, com ajuda de parentes. Ao testar o novo órgão da cidade, os moradores ficaram maravilhados com a apresentação do músico.

 

Registro de pagamentos a Bach em seu tempo em Weimar, 1703. Staatsarchiv Weimar

 

4 – Em Arnstadt passou 4 anos, sendo demitido por manter uma mulher no coral da cidade. Ela era sua prima e tinha talento musical, mas apenas homens eram admitidos. Posteriormente se casaria com ela. Mesmo com toda essa peregrinação, Bach tinha apenas 22 anos na época. Foi contratado em Müllhausen e começou a compor com mais frequência. Voltou para Weimar, desta vez com um excelente salário e com a aprovação do duque local. No entanto, sua música era considerada muito complexa para a época. Além disso, seu temperamento difícil era reprovado pelos líderes locais. Pediu demissão, mas seu pedido foi negado e ainda foi preso por um mês. Neste período teve os três primeiros filhos.

 

Edifício da Thomasschule em Leipzig, onde morou Bach.

 

5 – Contratado pelo príncipe de Köthen em 1716, ficou até 1722 na cidade. Teve uma vida feliz neste lugar, interrompida pela morte repentina de Maria Barbara, sua prima e esposa. Por conta desse acontecimento mudou-se para Leipzig, onde casou-se com uma de suas alunas Anna Magdalena, uma soprano. Nesta nova moradia, foi professor de latim e também responsável pela música na igreja principal da cidade. De fato, não teve uma vida fácil durante esse momento da sua existência, mas foi um período de grande produção musical, onde compôs mais de 200 obras.

 

Tumba de Bach na Igreja de S. Tomás em Leipzig.

 

6 – Ficou até o fim da vida em Leipzig. Com o tempo conseguiu o cargo de diretor musical da cidade. Em 1736 se tornou compositor oficial da corte, cargo de grande importância. A partir da década de 1740, seus atritos o fizeram se afastar progressivamente da vida pública. Em 1747 sua obra e talento foi aclamada de vez, o se apresentar para o rei da Prússia Frederico II. Com catarata, corria o risco de se tornar cego e aceitou se operar com um suposto médico inglês. Não passava de um charlatão: acabou ficando sem ver e doente após a cirurgia. Conseguiu compor nesse estado, mas apenas um ano depois morreu sem completar algumas obras. Faleceu em 1750, com 65 anos de idade. Do segundo casamento teve 13 filhos, dos quais 6 chegaram à idade adulta. Johann Sebastian Bach se consagrou como um dos maiores compositores eruditos de todos os tempos, influenciado a música clássica até os dias atuais.

  • 5
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas