6 fatos sobre Nicolau Copérnico

Conheça mais sobre esse famoso polonês 

 

1 – Natural da Polônia, Nicolau Copérnico (Micolaj Kopernik em polonês) foi um religioso, astrônomo e físico polonês que elaborou a teoria heliocentrista, batendo de frente com a Ciência e a Igreja da época, que pregavam que a Terra era o centro do universo. Nascido em 19 de fevereiro de 1473, era o filho caçula da família. Ficou órfão cedo e foi morar com um tio, que era bispo. Decidiu seguir a carreira eclesiástica assim como o parente, indo estudar Medicina na Universidade da Cracóvia (capital da Polônia na época).

 

Astrônomo Copérnico: Conversa com Deus, por Jan Matejko

 

2 – Formado médico, foi estudar Direito em 1497 na Universidade de Bolonha, na Itália. No mesmo ano começou seus estudos de matemática, física e astronomia, tendo feito suas primeiras observações astronômicas sobre a estrela Aldebaran. Em 1499 mudou-se para Roma. Copérnico só conseguiu se graduar em Direito em 1503, com 30 anos de idade. Logo em seguida retornou para a Polônia, onde foi ordenado padre.

 

Casa natal de Copérnico em Toruń (atual rua Copérnico nº 15, à esquerda). Com a casa de nº 17 (à direita) forma o Muzeum Mikołaja Kopernika.

 

3 – Ficou pouco tempo na terra natal, retornando à Itália para mais estudos. Só em 1506 volta definitivamente para o território polonês, visando cuidar do tio já velho e doente. Em 1512 o parente que o educou faleceu e Copérnico retornou ao sacerdócio. Se estabeleceu em Frauenburg, como cônego da catedral da cidade.

 

Folha de rosto do livro De revolutionibus orbium coelestium

 

4 – Uma torre próxima da catedral era usada pelo astrônomo polonês como observatório. Em alguns anos desenvolveu os cálculos matemáticos da sua teoria, utilizando escritos gregos e árabes. Também inventou instrumentos para melhorar sua observação. Com o passar dos anos foi adiando a publicação de suas pesquisas por medo da represália da igreja acerca de seus descobrimentos.

 

Nicolau Copérnico.

 

5 – Apenas no final da vida, com a ajuda de um discípulo, publicou sua obra. O jovem alemão Georg Joachim von Lauchen, mais conhecido como Rheticus, se tornou seu aluno e incentivou Copérnico a publicar sua obra. Em 1540 seus manuscritos passaram a ser editados e impressos como livros. Ao contrário do que a maioria das pessoas da época acreditava, os estudos do astrônomo polonês indicavam que a Terra girava em torno do Sol – como hoje sabemos que acontece -, e não o oposto. A teoria copernicana era um modelo que imaginava o Sol como centro de todo o Universo, o que depois seria corrigido.

 

Nicolau Copérnico.

6 – Já idoso e doente, Copérnico, por meio de Rheticus, enviou a obra “Das Revoluções dos Corpos Celestes” para a publicação em 1541. O livro só foi impresso em 1543, pouco antes do astrônomo morrer aos 70 anos de idade. Poucos anos depois, cientistas como Tycho Brahe (saiba mais aqui), Johannes Kepler (entenda melhor aqui) e Galileu Galilei (veja nossa matéria sobre ele) aperfeiçoaram sua teoria. Nicolau Copérnico ficou conhecido ser um dos precursores da Astronomia.

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •