6 fatos sobre William Shakespeare

Conheça mais sobre esse famoso escritor inglês

 

1 – Nascido em 23 de abril de 1564, William Shakespeare foi um famoso dramaturgo, escritor e poeta inglês. Suas obras são consideradas extremamente influentes até os dias atuais, sendo reproduzidas inclusive pelo Cinema. Vindo de uma família de bom poder aquisitivo, se casou com apenas 18 anos, após engravidar Anne Hathaway, que viria a se tornar sua esposa. Ainda tiveram dois filhos gêmeos.

 

Casa de John Shakespeare em Stratford-upon-Avon.

 

2 – Entre 1586 e 1592 não se sabe ao certo o que aconteceu na vida de Shakespeare. Seu nome só reapareceu neste último ano, quando apareceu pela primeira vez no circuito teatral de Londres. É cogitado que nesse meio tempo trabalhou em subempregos para sustentar a família. Na década de 1590 passou a ser um ajudante no Globe Theather, copiando peças atribuídas a anônimos e sendo contra-regra.

 

O Globe Theatre, com a restauração moderna de 1996

 

3 – Aos poucos seu talento foi aflorando, e Shakespeare conseguiu que suas peças fossem publicadas. Na sua primeira fase (1590 a 1595) costumava escrever comédias, sendo a mais famosa delas “A Megera Domada”. Seu segundo período artístico (1595 a 1600) é baseado em tragédias, como: “Romeu e Julieta” e “Sonho de Uma Noite de Verão”. Neste período já iniciava seu crescimento profissional e pessoal, ficando conhecido por toda Londres.

 

Página de rosto do primeiro fólio, 1623. Gravura de cobre de Shakespeare por Martin Droeshout.

 

4 – Entre 1600 e 1608 viveu sua fase mais complexa e elogiada. Além da riqueza e do reconhecimento que conseguiu, Shakespeare também escreveu obras de grande legado: “Rei Lear”, “Otelo”, “Hamlet” e “Macbeth”. Nesse período se tornou sócio do Globe Theather. Sua fase final vai de 1608 a 1613, tendo feito várias parcerias com outros atores. Sua última peça conhecida chama-se “A Tempestade”

 

Hamlet, Horatio, Marcellus e o fantasma do pai de Hamlet. Henry Fuseli, 1780–1785. Kunsthaus Zürich.

 

5 – É dito pela maioria dos biógrafos do dramaturgo inglês que ele se aposentou do Teatro em 1613, tendo voltado para sua cidade natal, Stratford, a pedidos da família. Ainda voltava muito para Londres, com o objetivo de visitar suas duas filhas que tinham se casado. Dois meses após o casamento da caçula, William Shakespeare morreu no dia do seu aniversário de 52 anos. Não se sabe o motivo real do seu falecimento. Seu corpo foi enterrado na igreja de onde residia.

 

Igreja da Santíssima Trindade, Stratford-upon-Avon, onde Shakespeare foi batizado e está enterrado

 

6 – Além de seus trabalhos na dramaturgia, foi um poeta conhecido. Também se destacou ao escrever dramas históricos, adaptando-os ao Teatro. Shakespeare acabou influenciando a literatura e a dramaturgia mundiais. Suas obras foram alicerces para o Romantismo. Até os dias atuais seu legado é gigantesco, passando por inúmeros estudos e adaptações em plena contemporaneidade.

 

Túmulo de Shakespeare, ao lado de Anne Shakespeare, sua esposa e Thomas Nash, marido de sua neta
  • 7
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •