Lugares

7 curiosidades sobre Bangladesh

Conheça mais sobre esse país asiático 

 

1 – Bangladesh é um país localizado na Ásia. Faz fronteira com a Índia e Myanmar, além de ser banhado pelo Golfo de Bengala ao sul. Mesmo com uma área relativamente pequena de aproximadamente 144 mil km², essa nação é a oitava mais populosa e mais densamente povoada do mundo. Conseguiu sua independência do Paquistão em 26 de março de 1971.

 

Ruínas do Somapura Mahavihara em Naogaon.

 

2 – Os habitantes locais são conhecidos como bengalis ou bengaleses. A maior cidade e capital é Daca (Dhaka), que possui mais de 7 milhões de habitantes. Chittagong também se destaca com sua população milionária. No total, Bangladesh possui mais de 150 milhões de moradores e uma densidade demográfica de mais de 1000 habitantes por km². O país é quase que totalmente coberto por planícies formadas pelos deltas de diversos rios do subcontinente indiano. Para se ter ideia, seu ponto mais alto possui “apenas” 1052 metros de altura.

 

Selo do Rei Shashanka, que criou a primeira entidade política separada, chamada Reino de Gauda.

 

3 – Quase 100% da população fala o bengali, língua materna da região. O inglês é utilizado de forma secundária por alguns setores da sociedade. O islamismo é a religião de mais de 85% dos bengaleses, sendo seguido pelo hinduísmo (12%). Infelizmente o país possui altas taxas de pobreza, desnutrição e analfabetismo. Bangladesh é um dos países com menor taxa de população urbana. Apenas 20% das pessoas mora em alguma cidade, o que torna ainda mais incrível sua grande densidade demográfica. A maioria dos habitantes vive na zona rural em pequenas propriedades.

 

bandeira lembra a do Japão, trocando o fundo branco por um fundo verde. O disco vermelho representa o sol que nasce sobre Bengala e também simboliza o sangue dos que tombaram pela independência do Bangladesh. O fundo verde representa a exuberante terra do país.

 

4 – Mesmo sendo um país subdesenvolvido, Bangladesh vem tendo alto crescimento econômico nas últimas décadas. Essa ascensão é motivada principalmente pela forte indústria têxtil e de vestuário no país. Muitas multinacionais desta área fabricam seus produtos em solo bengali. No entanto, alguns casos de trabalho escravo foram reportados. Outra parte importante da economia bengali é a pesca, a agricultura. A moeda local chama-se Taka. Mesmo com tanta pobreza e mão-de-obra barata, as taxas de desigualdade bengalesas são consideradas baixas para uma nação com pouco desenvolvimento.

 

Localização de Bangladesh no mapa múndi (em vermelho).

 

5 – Em Bangladesh, o parlamento é chamado de Jatiyo Sangshad, que possui 350 cadeiras das quais 50 são reservadas para mulheres. Há um presidente e um primeiro-ministro. Um fato interessante do país é que o premier é o real governante, deixando ao cargo de presidente apenas a representação diplomática. Porém, quando a nação passa por um governo interino entre eleições, os poderes presidenciais aumentam consideravelmente neste período. O território bengali é dividido em oito distritos administrativos.

 

A Batalha de Plassey (1757) estabeleceu o domínio britânico na região.

 

6 – A história deste país asiático é riquíssima: habitado por vários povos de origem indiana e dos países vizinhos, a região onde se encontra passou a ser conhecida por Bengala em razão de uma tribo que se estabeleceu no local em 1000 a.C. A grande influência muçulmana se deu entre os Séculos 12 e 13, quando se originou o Sultanato de Bengala. No Século 16 a região foi conquistada pelo Império Mogol, que permaneceu no comando do local até o Século 18. De 1757 até 1947, a região ficou sob comando do Reino Unido. Bengala então foi dividida em duas partes: a ocidental ficou sob comando indiano e a oriental se tornou o Paquistão Oriental. Por conta da grande distância e separação geográfica e cultural entre as duas partes do Paquistão, um grande movimento pela separação ocorreu entre os anos 50 e 70. Ajudados pela Índia, inimiga histórica dos paquistaneses, a parte oriental se separou em 1971, tornando-se Bangladesh. Uma guerra civil foi iniciada e milhares de pessoas morreram até seu fim em 1972.

 

Sheikh Mujibur Rahman, o líder fundador do país.

7 – A cultura bengali recebeu diversas influências externas em toda a sua história. A culinária, música e artes são bem particulares. Há forte influência hindu e muçulmana no país, o que faz com que muitos valores e crenças sejam compartilhados entre Índia e Bangladesh. Nos esportes, a nação tem pouquíssima tradição, nunca conquistando medalhas em Olimpíadas.

  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas