Pessoas

7 curiosidades sobre Isaac Newton

Saiba mais sobre um dos maiores gênios de todos os tempos

 

1 – Nascido na Inglaterra em 4 de janeiro de 1643, Isaac Newton foi um dos físicos e cientistas mais importantes da história. Suas contribuições para a Astronomia, Física e Matemática são importantíssimas até os dias atuais. Quase não sobreviveu ao nascimento, por ser prematuro. Também tinha ficado órfão antes de nascer. Por isso, aos 2 anos foi morar com sua avó materna. Na escola se destacou por seus conhecimentos matemáticos, muito superiores aos estudados por muitos universitários da época.

 

Newton_as_a_young

O jovem Newton já demonstrava seu potencial

 

2 – Sua mãe pretendia que Newton continuasse no seu vilarejo de nascença, cuidando da propriedade da família, mas ele nunca teve afeição pela agricultura ou negócios. Por isso, aos 18 anos foi aceito na Universidade de Cambridge, onde passou quatro anos e recebeu sua graduação.

 

3 – Em 1666 uma epidemia de peste negra assolou Cambridge e para se proteger, Newton retornou para a propriedade da família. Em um período de 18 meses, o cientista britânico fez suas grandes descobertas. Desenvolveu a Lei da Gravitação Universal (após o conhecido incidente com a maçã), o Teorema Binomial, inventou o Cálculo (diferencial e integral), as leis do movimento, a natureza das cores e inventou o primeiro telescópio refletor.

 

Réplica do Telescópio de Newton (ou refletor), criado em 1668

 

4 – Após o fim da epidemia retornou a Cambridge como professor de matemática. Muito reservado e com poucos amigos, Newton temia por divulgar suas descobertas, mas seu antigo professor Isaac Barrow tratou de iniciar a publicação de seus trabalhos. As pesquisas do cientista britânico causaram uma grande revolução científica.

 

5 – Newton continuou avançando em suas pesquisas e em 1672 se tornou membro da Royal Society de Londres, a principal associação de cientistas do mundo na época. Descobriu que a luz branca advém dos outros 7 espectros de cor, revelou a dispersão da luz (fenômeno que produz o arco-íris, por exemplo) e elucidou as leis naturais que regem as marés.

 

As contribuições de Newton para a ciência são imensas

 

6 – Mesmo com todas as suas descobertas, que o tornaram um dos homens mais famosos do mundo ocidental, Isaac Newton era uma pessoa reclusa, que vivia isolada em seus aposentos estudando. Não tinha muito contato com as pessoas e nunca teve romances conhecidos. Há teorias que ele teria algum tipo de autismo leve (Asperger). Ainda era um praticante da alquimia, ciência oculta muito praticada no período. Alguns historiadores apontam que muitas das experiências bem-sucedidas de Newton foram conseguidas através da prática da alquimia. Em 1684 publicou Principia Mathematica, uma das obras científicas mais importantes de todos os tempos.

 

7 – Nos anos finais da sua vida, o cientista britânico começou a estudar exaustivamente a Bíblia, tentando achar códigos e mensagens subliminares. Criou até uma teoria do fim do mundo através de conteúdo bíblico. Em 1703 se tornou presidente da Royal Society e em 1705 recebeu o título de “Sir”. Faleceu em março de 1727, aos 84 anos de idade. Recebeu um sepultamento grandioso, sendo enterrado na Abadia de Westminster, em Londres. Isaac Newton foi uma das maiores mentes a passarem pela Terra. Seus trabalhos repercutem até hoje no meio acadêmico.

 

newt

O cientista inglês com a idade avançada no início do século 18

 

  • 6
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Pular para a barra de ferramentas